Unir natureza, preservação e turismo tem sido uma atividade atrativa para o Amazonas. Neste Dia Mundial do Turismo Ecológico (1º), o Governo do Amazonas e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) destacam as principais iniciativas do segmento.
O grande potencial para o turismo ecológico ou ecoturismo no Amazonas, é evidente. De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, as atividades têm em seus principais pilares a conservação dos recursos naturais e culturais. O Amazonas, inclusive, dispõe de 42 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 16 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
”O ecoturismo gera benefícios para as comunidades que recebem os turistas e promovem a educação ambiental. Sempre preservando o que temos de mais precioso, a Floresta Amazônica e o nosso povo”, relatou.
Responsável pelo setor de bioturismo da agência Eco Sight, Patrick Reynolds, é biólogo por formação e aplica seus conhecimentos aliados ao turismo.
“O turismo ecológico é muito importante como potencial econômico de uma região e sua sustentabilidade, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre a proteção e conservação do meio ambiente”, pontuou o biólogo.
Vivenciar e se conectar à Amazônia é o grande atrativo deste tipo de atividade, segundo Patrick. “O turismo ecológico envolve trazer pessoas de diversos lugares para um ambiente diferente e único, tanto por sua natureza como também pela cultura. É lindo ver o sorriso no rosto dos turistas ao experimentar a incrível beleza da Amazônia e a hospitalidade do seu povo”, complementou.
Opções de ecoturismo
Os passeios da Eco Sight incluem o city-tour ecológico, cruzeiro pelo arquipélago de Anavilhanas, caminhada na floresta e visita a comunidades indígenas, além da visita à casa do caboclo, onde o visitante pode conhecer hábitos e costumes da família cabocla.
Além disso, a empresa trabalha a conscientização do turista para não jogar lixo nos rios e trilhas, respeitar os costumes e culturas das comunidades e não alimentar os animais.
A Amazonastur trabalha a campanha permanente “Não toque, observe”, que busca conscientizar sobre ações que envolvam animais silvestres. O órgão orienta turistas a não segurar animais para fotos, jamais perseguir ou alimentar. E que o visitante, ao realizar passeios, certifique-se que a empresa esteja regularizada com órgãos competentes e que os locais visitados não lidem com o manejo ilegal de animais silvestres.
Consciência ambiental
Por definição, ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e a formação de uma consciência ambientalista, conforme aponta o Ministério do Turismo, na segunda edição da cartilha “Ecoturismo: Orientações Básicas”.
manaus evento estratégia icaro gaspar proposta treinamento manaus amazonas idaam oportunidade prova concurso colégio militar manaus rio grande do sul amazonas academia de belas artes estudante manaus amazonas festival literario de manaus flim luso sporting clube manaus opera nas escolas festival amazonas de opera cultura amazonas amazônia golf resort manaus amazonas leilão edital manaus alunos enem idaam estudo educação amazonas caça aos doces dia das bruxas halloween manaus manaus flashback amazonas show dj raidi rebello millenium shopping Voo Livre manaus História amazonas programação