Encerrando a programação de Carnaval de 2023, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, nesta terça-feira (28), o 1º Baile Inclusivo, com a participação de pessoas com deficiência participantes do projeto Amazonas + Inclusão. A programação incluiu recreações e desfile de fantasias.
Realizado no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona oeste de Manaus, o baile reuniu cerca de 50 crianças, adolescentes e adultos com deficiências físico-motoras e intelectuais.
A maioria deles participa do projeto Amazonas + Inclusão, que oportuniza aos PcDs e seus familiares a prática da habilitação e reabilitação da vida comunitária, promovendo a inclusão social, esporte e lazer, acesso à cidadania e direitos sociais, a partir das intervenções interdisciplinares.
A estudante Luize Eduarda, de 9 anos, participa do projeto e hoje foi desfilar como mulher-maravilha no Baile Inclusivo. Acompanhada dos pais, ela se divertiu e aguardou ansiosa pelo desfile. “Está bem tranquilo, e eu vim de mulher maravilha”, reforçou.
Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, participou do baile e ressaltou que a inclusão é uma das vertentes de trabalho da secretaria. “Esse é o 1º Baile Inclusivo, espero que seja o primeiro de muitos, é uma ação do Governo, porque todo mundo tem direito a inclusão, todo mundo tem direito a se divertir, todo mundo tem direito a cultura”, frisou.
“Há uma recomendação do governador em relação a isso, esse ano, principalmente neste período de festa, voltamos com o espaço para PcD durante todo o Carnaval e durante todo este período de gestão, essa é a ideia, a ideia de mais inclusão para todos”, finalizou a secretária.
PCDs arte inclusiva cultura manaus crianças evento Encantados e Visagentos livro literatura manaus lançamento amazonas amazonas crime investigação manaus Manoel Guedes Brandão millenium manaus amazonas bazar da rayana bicicleta Ciclo Sesc amazonas corrida manaus sesc Free Fire jogo Esports World Cup games competição amazonas manaus novidades pipe rack eneva usina manaus amazonas Zeudi Souza NAU 444 amazonas morte manaus furto igreja manaus estudo cientifico Prêmio iCS de Economia & Clima amazonas