O espaço aéreo do Território Indígena Yanomami, em Roraima, será fechado novamente em 6 de abril e não mais em 6 de maio, como a Força Aérea Brasileira (FAB) havia informado num primeiro momento. A decisão foi tomada durante reunião entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa, nesta quinta-feira (23).
"É importante para desestimular a questão do garimpo. Evidentemente que, nesses últimos dias, tem acontecido um, dois voos, no máximo. Então, nós vamos dar mais esse prazo para, a partir do dia 6 de abril, fechar completamente", disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, avaliou que houve uma redução significativa do garimpo ilegal na região, com voos encabeçados por garimpeiros sendo reduzidos a praticamente zero, em alguns casos.
"Como há ainda duas ou três áreas em que as pessoas estão insistindo [em ficar], nessa nova fase vai haver o fechamento do corredor, no que se refere ao tráfego aéreo. E nós vamos agora, já na próxima semana, intensificar prisões das pessoas que estão, infelizmente, descumprindo a lei e fazendo garimpo no território yanomami", disse.
Os ministros também anunciaram que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar uma espécie de censo no território yanomami para identificar e coletar dados.
manaus inscrição Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro a mazonas amazonas academia da cerveja Escola Superior de Cerveja e Malte manaus amazonas pagode manaus show samba salgadinho figa gastronomia cultura Feira Internacional de Gastronomia Amazônica Bora BB amazonas Tierry manaus cultura Expo Favela Innovation 2025 show game games competição manaus arraiá da cia Athletica comida tipica show cultura amazonas manaus amazonas show pé na areia Felipe Amorim amazonas manaus Encontro K-Pop Manaus kpop kpop cover amazonas manaus Amazonas Green Jazz Festival