equipe do projeto de Extensão “Libras e Trilhas”, vinculada à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), lança, em breve, a cartilha digital “Acessibilidade na Universidade”. O material didático orienta quanto aos sinais e cumprimentos em Libras, assim como sinais das atividades administrativas do dia a dia, com o objetivo de facilitar a comunicação entre profissionais e acadêmicos surdos com os membros ouvintes da comunidade universitária.
Trabalho em equipe
Há mais de um ano, a equipe do projeto, composta pela professora Joana Stoller; pelo professor Fábio Stoller e pelos acadêmicos bolsistas Vitória Bochoschi, Angélica Barbosa, Cristina Lima, Renasso Freitas e Natália Araújo, além da bolsista voluntária Amanda Tássia está dedicada a organizar o conteúdo da cartilha.
Na última quinta-feira, 9, o coordenador do projeto de Extensão “Libras e Trilhas” e organizador do material didático, professor Fábio Tadeu Cabral Stoller, apresentou ao pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, e à diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, o conteúdo da cartilha. “O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Faculdade de Letras (Flet/Ufam) e da Pró-reitoria de Extensão. No material são disponibilizados QR codes com os links que dão acesso aos vídeos disponibilizados na página do You Tube do Libras e Trilhas, apresentando sinais do dia a dia acadêmico como cumprimentos em Libras, dias da semana, meses, anos. A partir de agora, precisamos registrar a cartilha e estamos aqui na Proext para sabermos os encaminhamentos para o correto registro”, destacou o professor Stoller.
Encaminhamentos
O pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, destacou que a próxima fase consiste em encaminhar o material para a Editora da Universidade para os devidos trâmites de registro. “No meu entendimento, a partir de agora, deve ser aberto um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de ofício, direcionado à Edua, expor o caso concreto e fazer os requerimentos necessários e solicitar as providências, considerando que a acessibilidade é um direito fundamental. Todos os brasileiros e brasileiras, todos os amazônidas precisam ter o livre acesso e a compreensão desse acesso em toda instituição pública. A Proext fará todo o esforço administrativo para que essa cartilha possa ser publicada e, massivamente, divulgada para toda a comunidade acadêmica por meio dos canais que a pró-reitoria utiliza, principalmente, a TV Ufam e as redes sociais, porque temos a impressão de que a qualidade de vida e o convívio institucional passa pelo direito à acessibilidade”, declarou o pró-reitor.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, ressaltou que o Departamento está sempre disposto a ajudar em tudo o que for necessário. “O DPROEX está disposto a ajudar. No que depender de nós, já está feito”, afirmou.
Ciclo de palestras
Ainda durante o encontro, o professor Fábio Stoller também divulgou o evento “Ciclo de Palestras”, que ocorre no próximo dia 24 de abril, com programação alusiva ao Dia Nacional da Libras. Acompanhe informações sobre este e demais eventos no site e nas redes sociais do Programa Libras e Trilhas.
ativismo climático oficinas COP30 educomunicação Jovens da Amazônia euler ribeiro idosos roda de conversa conversa saúde manaus primeiros socorros emocionais workspace amazonas sou manaus show programação passo a paço programação ingresso atrações livro amazonas manaus premiação aves educação escola técnica de Silves Eneva primeira turma compromisso desenvolvimento regional formação mostra manaus águas de manaus amazonas sebastião teatro amazonas turismo programação Museu do Seringal cultura manaus amazonas cultura festival do beiradão manaus música youtuber amazonas manaus show Raphael Ghanem