Artistas dos bois Caprichoso e Garantido arrastaram as torcidas e os foliões para o Esquenta do Carnaboi, na quarta-feira (15). O evento, que acontece no Largo do Mestre Chico, na Praça 14, é um pontapé inicial para o Carnaboi, que será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa em ritmo bovino levou para o palco, nesta quarta-feira (15), shows do Boi Corre Campo, Curumins da Baixa, Patrick Araújo e Márcia Siqueira. A torcida fez a sua parte, carregando bandeiras e vestindo a camisa do boi preferido. Alguns dos itens que compõem a encenação do boi-bumbá participaram da festa e interagiram com o público.
“Para a gente que trabalha com a cultura, que está sempre lutando pela resistência da nossa cultura, para que não se apague, seja propagada por mais vezes, o contato com a comunidade é o mais importante. A troca, a diversão é prioridade para gente”, disse Vanessa Costa, sinhazinha do Boi Corre Campo.
Para o vocalista do Curumins da Baixa, Enéas Dias, o esquenta vai ao encontro da proposta da festa, que tem como mote aproximar o público. “É de fundamental importância levar cultura ao povo. O boi-bumbá tem uma raiz antiga em Manaus, mas às vezes fica só em um nicho, então é de grande valência essa abertura”, destaca o parintinense.
Impulso à economia criativa
O esquenta favorece a cultura e a economia criativa. Principalmente, o trabalho empenhado por artesãos e empreendedores voltados para acessórios e adereços dos bois-bumbás. Kátia Brito é parintinense e trabalha há mais de 27 anos com artesanato, empregando mais de 20 pessoas durante a temporada bovina.
“Quando a gente vive da arte, trabalha com produtos de qualidade, as pessoas compram mesmo, por ser um produto bem feito. Para mim é maravilhoso estar nesse ano aqui, e espero estar muitos e muitos anos por aqui”, afirma Katia, que pela primeira vez trabalha no Esquenta do Carnaboi, ao lado do marido e do filho.
O Esquenta do Carnaboi, no Largo do Mestre Chico, segue até o dia 22 de fevereiro, com uma pausa nesta quinta-feira, sexta e sábado (16, 17 e 18/02), em virtude dos desfiles das escolas de samba, no Sambódromo de Manaus. Após o Carnaval, o centro de convenções recebe o Carnaboi, nos dias 25 e 26 de fevereiro, antecipando os preparativos para o Festival Folclórico de Parintins, em junho.
Programação do Esquenta do Carnaboi da próxima semana
manaus cella bártholo festival de cannes deretora artística amazonas cinema manaus seleção amazonas curso funati processo manaus licenciamento denuncias amazonas cirurgia amazonas gemeas siamesas manaus Chrigor manaus show amazonas Márcio Art manaus odenildo sena amazonas literatura livro edital cine circo circo amazonas programação manaus cine circo cultura amazonas remedios manaus medicamentos casa de caba show manaus seu pereira e coletivo 401 amazonas educação amazonas manaus ufam concurso