Os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo têm o objetivo de fazer os últimos ajustes finos dos desfiles das agremiações para o dia da apresentação na Passarela do Samba. Este ano, contudo, os ensaios tiveram uma motivação extra: a comemoração pelo retorno do Carnaval aberto ao público no Sambódromo.
Na terça-feira (14/02), último dia de ensaios das escolas do Grupo Especial, passaram pela avenida do samba as escolas Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia. Tanto os ensaios quanto os desfiles são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Para o mestre-sala da escola A Grande Família, João Costa, o ensaio técnico deste ano teve uma motivação diferente. “O ensaio de hoje é para reviver a essência. A galera está com saudade, está com sede, está com fome de Carnaval. O ensaio técnico deste ano, em especial, é a volta. É para dizer que o Carnaval não está morto e não vai morrer”, declarou.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta que o retorno do Carnaval em seus moldes tradicionais significa mais que uma festa, é um período que movimenta a economia, desde os preparativos, ensaios, até a apresentação oficial.
“O Carnaval é uma manifestação artística que representa a nossa cultura e vai muito além de uma festividade. O desfile das escolas, por exemplo, movimenta toda uma cadeia econômica desde os preparativos até o dia da apresentação em si”, afirma.
Vendedora de churrasquinho e cachorro-quente, Ivanete Rodrigues de Souza, exemplifica o fomento econômico gerado pelo Carnaval. Posicionada na área de concentração das escolas nos dias de ensaio, comemorava o movimento.
“É uma oportunidade boa, que a gente só tem uma vez por ano, infelizmente. Gostaria que tivessem mais oportunidades como esta, de ganhar um dinheirinho extra. Nos ensaios já começa, graças a Deus”, comemorava.
Para Eduardo Gomes, passista da Mocidade Independente de Aparecida, o ensaio é também uma oportunidade da escola mostrar um pouco da qualidade que vai levar ao Sambódromo no dia do desfile.
“O ensaio técnico a gente faz no final de semana, lá na escola. Aqui, a gente vem para dar um show. Para mostrar que a escola vem com vontade de ser a campeã. Já estamos aqui arrepiados, esperando que tudo dê certo”, afirmou.
treinamento icaro gaspar evento manaus proposta estratégia colégio militar concurso oportunidade prova idaam amazonas manaus estudante amazonas rio grande do sul academia de belas artes manaus festival literario de manaus luso sporting clube manaus flim amazonas amazonas cultura manaus opera nas escolas festival amazonas de opera leilão manaus edital amazonas amazônia golf resort educação idaam manaus estudo alunos enem caça aos doces manaus dia das bruxas halloween amazonas show millenium shopping flashback amazonas manaus dj raidi rebello História manaus Voo Livre programação amazonas