Com foco no desenvolvimento do potencial turístico do interior do estado, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) realizou, na quarta-feira (08/02), uma série de ações para organizar e fortalecer o segmento no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).
Turistas do Brasil e de países como Japão, Alemanha e China buscam a localidade para a prática da pesca esportiva. O propósito da ação, conforme a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, é preparar os prestadores de serviços turísticos para receber a demanda existente e ampliar os atrativos no município.
“Este momento visa aproximar os prestadores de serviço da Amazonastur e acolher as necessidades, dar o apoio técnico, trazer órgãos que possam proporcionar a eles uma regularização através de documentações, além de fazer com que eles compreendam a importância que eles têm dentro da cadeia turística”, destacou.
Nesta quarta e quinta-feira (08 e 09/02), a equipe da Amazonastur visitou a orla da cidade, os polos moveleiro e naval, além de atrativos turísticos tradicionais, como a Paróquia de São Sebastião, a fim de identificar programações para os visitantes da cidade.
Ainda na noite de quarta-feira, em um encontro com aproximadamente 50 profissionais que já atuam no segmento turístico da cidade, a Amazonastur apresentou as oportunidades disponíveis de qualificação e ainda sensibilizou quanto à formalização das atividades no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O encontro foi realizado na sede da Câmara Municipal.
“Nós temos um grande potencial que é a pesca esportiva, que começa em agosto e vai até dezembro. E a Amazonastur tem sido uma grande parceira, que está conosco nos ajudando, abrindo novos horizontes para os nossos fornecedores turísticos, para que eles possam se qualificar e receber melhor o nosso turista", pontuou Cristiane Neves, secretária de Turismo e Cultura de São Sebastião do Uatumã.
A proprietária do albergue Recanto do Francisco, Lucilene Monteiro, conta que a abertura do negócio foi a realização de um sonho. Para ela, o encontro entre os prestadores de serviços e a Amazonastur foi uma oportunidade importante no processo de ordenamento turístico da cidade.
“O encontro vai fomentar o crescimento dessa área do turismo, acredito que é um dos maiores potenciais da cidade. Vamos crescer em muitos aspectos, no sentido de consciência ambiental, de trazer uma consciência de empreendedorismo para a gente trabalhar com profissionalismo mesmo”, apontou a empreendedora.
Cadastur
O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com os estados e que busca reduzir a informalidade na área. O principal objetivo é promover a formalização e sensibilização dos fornecedores de serviços turísticos.
Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.
treinamento manaus proposta icaro gaspar estratégia evento colégio militar oportunidade manaus amazonas concurso prova idaam manaus rio grande do sul estudante amazonas academia de belas artes amazonas flim festival literario de manaus manaus luso sporting clube festival amazonas de opera amazonas opera nas escolas cultura manaus leilão edital manaus amazônia golf resort amazonas educação alunos estudo idaam manaus enem dia das bruxas caça aos doces amazonas manaus halloween millenium shopping flashback manaus show amazonas dj raidi rebello manaus amazonas Voo Livre programação História