Fortalecendo as atividades culturais e econômicas dos povos originários do Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI) apoia, através da concessão de espaço, o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, que na língua nativa significa “Trabalho de Todos Nós”, que abrange uma diversidade de materiais artesanais produzidos pelos indígenas de todas as regiões e etnias do estado.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos artesãos um local para produção, exposição e comercialização dos seus produtos.
Atualmente, o projeto conta com 37 profissionais e fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul de Manaus, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para o diretor-presidente em exercício, Vanderlei Alvino, o espaço impulsiona a venda dos empreendedores e incentiva a fabricação.
“Esse projeto não só fortalece a arte e a cultura indígena amazonense, mas também gera renda para os nossos parentes que comercializam produtos ricos em detalhes como peças artesanais, vestimentas, acessórios e remédios à base de extração natural da floresta”, comentou.
“Hoje nos tornamos ponto de referência comercial tendo em vista que as pessoas entram em contato conosco perguntando onde estamos e como podem adquirir os nossos produtos. Isso é gratificante pois é esse trabalho é a nossa fonte de renda enquanto permanecemos em busca de mais visibilidade e espaço”, explica Yuri Magno, um dos representantes do Yandé Muraki.
Projetos
Além do Yandé Muraki, a fundação também participa do Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos Indígenas do município.
salário minimo manaus amazonas reajuste brasil regras amazonas brasil aposentadoria manaus inss mudanças ritmo carnaval Manaus música dennys salvador amazonas projeto movimento por cristo manaus amazonas camila pudim marketing Encontro Manauara de Marketing Digital amazonas manaus manaus nomes ravi amazonas manaus ingressos produção amazonas produção ferveion hpv amazonas manaus vacina show programação amazonas manaus cultura mirante lucia almeida sergipe Eneva oportunidade roraima ceará emprego maranhão manaus amazonas amazonas