De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), a Lei nº 6.204 de 04 de janeiro de 2023, que institui o “Selo Amazonas Sem Preconceito”, já está em vigor, e tem por objetivo o reconhecimento às ações promovidas pelos municípios do Estado para o enfrentamento do preconceito religioso, racial e homofóbico. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS, do Governo do Amazonas.
Para conquistar a certificação, os municípios devem comprovar a existência ou criação de órgão institucional ou designação de pasta já existente para desenvolvimento de políticas de promoção de igualdade racial; Implantação, por lei municipal, de Conselho de Políticas Públicas específico, com paridade entre gestão pública e sociedade civil; e a Promoção da formação continuada de gestores e servidores, com conteúdo sobre religião, raça e diversidade de gênero.
“A certificação é de extrema importância visto que é uma forma de incentiva as cidades, seja capital ou interior do Amazonas, a adotarem iniciativas de fortalecimento ao combate ao Preconceito Religioso, Racial e Homofóbico. Vamos honrar aqueles que não fazem distinção”, explica Joana Darc, autora do projeto.
De acordo com a Lei, a Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS, a pedido do município interessado, disponibilizará cooperação técnica e assessoramento por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção ao Combate do Preconceito Religioso, Racial e direcionado a população LGBTQIA+.
A concessão do “Selo Amazonas Sem Preconceito” será concedida mediante submissão dos municípios requerentes à avaliação de comissão técnica específica, com participação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.
homenagem Ancestrais Quilombo de Serpa Dia das Mães Espetáculo manaus amazonas cartas caruanas oficina sociedade amazonas fundação manaus atlas da Amazônia internacional cardeais conclave amazonas manaus policial policia militar investigação acidente aereo resgate bolivia sobreviventes queda de avião mais médicos oportunidade projeto emprego Cursinho popular educação inscrição brasil programa do MEC acidente amazonas tragédia manaus atropelamento manaus cultura terapya amazonas henry freitas show