A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está cadastrando voluntários da comunidade acadêmica, formada por técnicos, professores e universitários, para ajuda ao povo Yanomami. Na parte de Roraima, a terra indígena enfrenta uma crise humanitária que levou à morte de crianças por desnutrição.
A Terra Indígena Yanomami abrange os estados do Amazonas e Roraima. No Amazonas, a região ocupa parte do território de São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do país.
Roraima detém a maior parte da terra indígena e enfrenta um problema comum na região amazônica, o garimpo ilegal, apontado como uma das causas da crise humanitária.
O cadastro online de voluntários foi criado pelo governo federal, que decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na região.
Os voluntários convocados vão apoiar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS).
Quem for convocado prestará atendimento direto aos pacientes que estão na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.
Cadastro
O cadastro é feito em um formulário disponível na internet, neste link.
De acordo com a Ufam, o cadastro é permanente e há a possibilidade de convocações em eventuais futuras missões.
Fonte: com informações do G1 AM
manaus reajuste amazonas salário minimo brasil regras aposentadoria mudanças amazonas inss manaus brasil amazonas carnaval dennys salvador ritmo Manaus música projeto amazonas movimento por cristo manaus marketing manaus amazonas Encontro Manauara de Marketing Digital camila pudim amazonas nomes ravi manaus amazonas produção ferveion produção manaus ingressos vacina hpv amazonas manaus show mirante lucia almeida cultura amazonas manaus programação oportunidade roraima Eneva amazonas maranhão sergipe amazonas ceará manaus emprego