Já está em Caracas, na Venezuela, a missão diplomática brasileira enviada para dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil no país, fechada desde março de 2020, por iniciativa do governo anterior.
Segundo o Palácio do Itamaraty, o grupo é liderado pelo embaixador Flávio Macieira, e foi enviado para avaliar as condições dos imóveis e tomar as primeiras medidas com vistas ao pleno funcionamento da representação brasileira, que inicialmente terá um encarregado de negócios e, mais adiante, o envio de um embaixador.
"O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países", informou o Itamaraty.
A pasta destacou que o diálogo com a Venezuela, que tem extensa fronteira com o Brasil, na Região Norte, além de cooperação em diversas áreas, é fundamental para revitalizar a integração regional desejada pelo novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
As relações entre os dois países foram formalmente retomadas no dia 2 de janeiro, logo após a posse do novo governo.
Foto: Reprodução/Twitter
Dia das Mães Espetáculo Ancestrais homenagem Quilombo de Serpa oficina amazonas cartas caruanas manaus fundação atlas da Amazônia amazonas manaus sociedade internacional cardeais conclave amazonas policial policia militar manaus investigação acidente aereo bolivia resgate queda de avião sobreviventes oportunidade mais médicos projeto emprego educação inscrição brasil programa do MEC Cursinho popular acidente tragédia amazonas atropelamento manaus henry freitas terapya manaus cultura amazonas show