Chegou a Manaus, nesta terça-feira (17), o primeiro navio do ano com turistas para a Temporada de Cruzeiros 2022/2023. Com uma ação de receptivo da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), mais de 1,4 mil cruzeiristas desembarcaram no Porto de Manaus e seguiram para realizar passeios e visitas aos atrativos turísticos da capital amazonense.
O navio Viking Sea foi o primeiro a aportar em Manaus durante a temporada de Cruzeiros neste ano. Ao todo, o Amazonas espera a chegada de mais de 17,5 mil cruzeiristas, sendo 11,5 mil passageiros e 5,9 mil tripulantes.
O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, realiza diversas ações como ordenamento e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos para atender aos turistas que desembarcam, tanto na capital, como no interior.
"O nosso Estado vê com muitos bons olhos a chegada dos turistas. A Amazonastur encabeça um colegiado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde nós temos órgãos da esfera do Estado, também do município e órgãos federais. Todos nós planejamos as ações juntamente com os operadores de turismo, prestadores de serviços que estão credenciados no Ministério do Turismo, para que a gente possa oferecer segurança e qualidade na atividade turística aqui no estado", afirmou o Chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur, Francisco Alves.
Após o desembarque, cada grupo de turistas segue para diversos segmentos de atividades pela capital. Citada recentemente como destaque turístico na revista norte-americana The New York Times, Manaus segue sendo ponto de impacto para milhares de turistas que desejam conhecer a Amazônia.
"Eles têm uma injeção econômica importante aqui para o nosso estado, e isso também reverbera em outros aspectos, como satisfação desses turistas, porque eles vêm para cá, formam uma imagem do nosso estado, de segurança, de qualidade na prestação de serviços, e isso é propagado fora daqui também", destacou Alves.
A norte-americana Ruth Coleman visita o Brasil pela primeira vez e disse já estar encantada com a cultura amazonense, em especial segmentos como arqueologia e arquitetura da cidade.
“Desde que vim para cá eu aprendi muito sobre a História, eu gosto muito de História e Arqueologia. Nós estamos neste museu que é muito interessante e eu gostei muito. E todos são muito amigáveis, e tem sido uma ótima experiência”, comentou.
Ela garantiu que, ao voltar para os Estados Unidos, vai recomendar a experiência da viagem.
"Nós estamos vendo uma outra parte [do Brasil]. É diferente do que fazer uma viagem para o Rio de Janeiro, e eu acho isso muito interessante, por isso recomendarei para as pessoas que tentem vir para a Amazônia, por conta dessa experiência diferenciada, muito boa", destacou a norte-americana.
estratégia treinamento proposta manaus evento icaro gaspar oportunidade concurso amazonas manaus prova colégio militar idaam manaus rio grande do sul amazonas estudante academia de belas artes festival literario de manaus manaus flim amazonas luso sporting clube amazonas cultura opera nas escolas festival amazonas de opera manaus amazonas edital amazônia golf resort leilão manaus alunos enem estudo manaus educação idaam halloween amazonas caça aos doces manaus dia das bruxas dj raidi rebello flashback show manaus amazonas millenium shopping História manaus programação Voo Livre amazonas