O piso nacional dos professores subirá para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada nesta segunda-feira (16) à noite pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
"A valorização dos nossos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país", escreveu o ministro, ao anunciar o novo valor nas redes sociais.
O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.
A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.
humaita resgate manaus criança perdida amazonas brasil Supremo Tribunal Federal Fernando Collor Alexandre de Moraes colgate saúde pasta de dente creme dental anvisa brasil livro amazonas cultura Tasselo Brelaz O Profissional do Momento manaus amazonas manaus parintins projeto galeria cidade aberta amazonas manaus carro exibição de carro manaus diecast manaus amazonas filarmonica amazonas música dia do jazz amazonas recuperafone coletivo mais seguro manaus identidade manaus documentos registro amazonas cin manaus investigação Ponte Rio Negro mpam