A Suframa se reuniu na manhã desta quarta-feira (11), na Sala das Adjuntas, com representantes de empresas aduaneiras e de despachos atuantes na área de abrangência da Autarquia (os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e as cidades de Macapá e Santana-AP). O objetivo do encontro foi discutir propostas de melhorias e simplificação nos procedimentos operacionais para a análise do pedido de retificação da Licença de Importação (LI).
Uma das principais propostas da área técnica da Suframa discutida foi a adoção das solicitações de retificações em lotes em vez de por item individualizado. “Notamos que estamos recebendo muitos processos com uma mesma solicitação para diferentes LIs, como, por exemplo, a alteração do preço unitário. Cada processo exige uma análise, um parecer, uma decisão. Isso demanda um tempo adicional nosso que poderia ser redirecionado para outras ações e também exige tempo extra de vocês (empresas) para acompanhar cada um desses processos. Nossa sugestão é que essas mesmas solicitações sejam reunidas em um único processo”, explicou o coordenador-geral de Importação e Exportação da Suframa, Flávio Ramos.
Os representantes das aduaneiras explicaram que o aumento recente dessas demandas de retificação de Declaração de Importação foi ocasionado por empresas que estão buscando a habilitação ou manutenção da certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA) junto à Receita Federal, para operadores de baixo risco e alta confiabilidade. As empresas também manifestaram aprovação da sugestão da área técnica da Autarquia e propuseram adaptações como a delimitação até dez itens por lote, bem como a expansão da capacidade de armazenamento da documentação.
Outro tema abordado na reunião foi o desdobramento de ações por parte das empresas quanto aos requerimentos de retificação de LI indeferidos, para que não haja descumprimento das exigências para a importação incentivada. Os representantes das empresas de despacho e aduaneiras também foram convidadas, após cada interação com a Suframa, a responderem a pesquisa de satisfação sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela Autarquia.
Aperfeiçoamento
O superintendente-adjunto de Operações (substituto) da Suframa, Renato Freitas, explicou que a reunião foi motivada em resultado do monitoramento contínuo das atividades realizadas pela Autarquia. “A intenção é buscar sempre o aperfeiçoamento visando à melhoria do ambiente de negócios na região, conforme o novo Plano Estratégico da Autarquia e que foi objeto do Fórum de Melhoria de Ambiente de Negócios, no âmbito do Projeto Amazônia 2040”, detalhou.
Fotos: Isaac Júnior/Suframa
estratégia manaus icaro gaspar proposta evento treinamento prova amazonas manaus colégio militar idaam oportunidade concurso academia de belas artes manaus estudante rio grande do sul amazonas amazonas luso sporting clube festival literario de manaus flim manaus opera nas escolas cultura manaus festival amazonas de opera amazonas amazonas leilão manaus edital amazônia golf resort educação idaam enem estudo manaus alunos dia das bruxas caça aos doces amazonas halloween manaus dj raidi rebello flashback manaus millenium shopping amazonas show amazonas Voo Livre manaus História programação