O mês de janeiro é marcado pela campanha de saúde Janeiro Roxo que visa a conscientização e o combate à hanseníase. A doença crônica é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e acomete milhares pessoas todos os anos no mundo. É caracterizada por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
O dermatologista Diogo Pazzini do Hapvida Notredame Intermédica explica que a grande maioria das pessoas já possui resistência natural à bactéria causadora da doença, por isso muitos não adoecem. A transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros.
“As formas mais graves são as que têm múltiplas lesões e quando o doente já possui comprometimento neurológico. Sem um tratamento adequado a hanseníase pode deixar sequelas neurológicas, como perda de sensibilidade, alterações motoras e deformidades.”, informou Diogo.
Os sintomas podem surgir entre dois e sete anos, a partir da contaminação. A fase inicial da doença é caracterizada por lesões na pele, que causam diminuição ou ausência de sensibilidade ou lesões dormentes.
A hanseníase pode ser diagnosticada, por meio do exame de baciloscopia, que pode ser negativa nas fases iniciais, mas que não exclui a possibilidade da presença da bactéria no organismo.
A maioria das pessoas é resistente à doença e não deve desenvolvê-la mesmo em contato com a bactéria, mas caso aconteça, a pessoa deve ficar alerta para alguns sinais como: manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com uma perda de sensibilidade e formigamento nos membros.
“Neste caso, a orientação é procurar imediatamente um médico para poder ter um exame detalhado do diagnóstico e tratamento correto”, conclui Diogo.
Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro roda de capoeira amazonas capoeira manaus projeto amazonas meu pai tem nome defensoria pública manaus mostra de teatro águas de manaus manaus programação amazonas diversidade passo a paço sou manaus show ingresso pulseira programação projeto adultização brasil crianças Adultização perigo Felca Hytalo Santos crianças redes sociais resgate ipaam proteção gavião-pedrês aves aracuã animais gastronomia food trucks passo a paço barracas insrcições sou manaus Abrasel-AM std5oficial competição amazonas esporte manaus futebol de botão amazonas influencer lucas laurensse missionario fé manaus acolhimento