O evento inicia as 20h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes onde a boneca recebe a chave da cidade e sai em carreata rumo ao Olímpico Clube, situado no bairro Presidente Vargas, onde acontece seu famoso Baile de Carnaval, com a presença de sócios do Clube, simpatizantes, imprensa, amigos e convidados, a partir das 21h.
Quem nunca ouviu a marchinha “Foi a Kamélia que caiu do galho, deu 2 suspriros e depois morreu”??? Traz memórias afetivas do Carnaval, principalmente para quem participou dos grandes e tradicionais eventos dos clubes da cidade.
A Kamélia começou a virar página da história do Carnaval Amazonense, em dezembro de 1938, quando a boneca negra de apenas 75cm de altura, comprada por 4 mil réis nas lojas 4.400 e trajada à moda baiana, arrastava multidões pelas principais ruas da cidade, pendurada no galho de ingazeira. A partir de 1940, a boneca dobra de tamanho, e desce a avenida Eduardo Ribeiro já com braços abertos, transformando-se no símbolo do Carnaval manauara.
Desde a administração municipal do Prefeito Walter Rayol, a boneca vem recebendo a chave da cidade e a partir de 1958, na administração de Gilberto Mestrinho passou receber homenagem na sua chegada, no antigo aeroporto da Ponta Pelada.
Em 2015, Kamélia foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.
Em 2023, após 2 anos parado devido a pandemia, Kamélia vem abrir oficialmente o Carnaval e o Presidente do Olímpico Clube Almerinho Botelho convida a todos a participarem desse momento que faz parte da história da cidade.
Por David Reis
O articulista é turismólogo, Relações Públicas e Influencie
Fonte: Almerinho Botelho e Manauscult
curso manaus oportunidade amazonas Shopping Grande Circular manaus competição WBC Muay Thai esporte disputa Muay Thai manaus instituto mamirauá Amazon.I.A amazonas ciencia e tecnologia ipaam maues Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas manejo ambiental Festival de Verão de Maués amazonas delegacia manaus Caso Aylah Gabrielly tráfico de drogas japão amazonas prisão musica regional europa alma instrumental Rosivaldo Cordeiro manaus esporte amazonas corrida nova era gustavo soranz amazonas A Amazônia como palco documentário manaus cultura setembro verde manaus PCD saude amazonas oportunidade negocios amazonas Feira de Negócios e Inovação manaus