Na tarde deste domingo, (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou seu primeiro discurso como presidente empossado. Durante a fala de trinta minutos em solenidade na Câmara dos Deputados, ele fez um balanço do seu plano de governo, foi crítico à gestão de Jair Bolsonaro (PL), mesmo sem citar diretamente seu nome, falou sobre a situação orçamentária do país e planos para o futuro.
Aplaudido ao entrar no plenário da Câmara dos Deputados, Lula abordou temas polêmicos e defendeu a democracia. “Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, declarou o presidente empossado.
Ele ainda ressaltou que a decisão das urnas prevaleceu e reforçou seu compromisso com os direitos sociais dos brasileiros, principalmente no combate à fome. “Hoje nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução”, afirmou.
O presidente ainda falou sobre a situação orçamentária em que recebe o país e agradeceu os parlamentares por viabilizar a aprovação da PEC da Transição.
“Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo”, ressaltou.
Lula ainda disse que ainda hoje irá assinar medidas para reorganizar as estruturas do Executivo, “de modo que voltem a permitir o funcionamento do governo de maneira racional, republicana e democrática”.
Foto: Tauan Alencar/Câmara dos Deputados
Fonte: Com informações da Jovem Pan
amazonas ingresso carnaval block cave manaus carnaval 2026 amazonas fiscalização ipaam floresta defeso salário minimo manaus amazonas brasil regras reajuste amazonas manaus brasil mudanças inss aposentadoria música ritmo amazonas dennys salvador Manaus carnaval projeto amazonas manaus movimento por cristo marketing manaus camila pudim amazonas Encontro Manauara de Marketing Digital amazonas ravi manaus nomes amazonas manaus produção ingressos ferveion produção amazonas vacina hpv manaus