A presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, destacou Manaus como uma das cidades com mais avanços no acesso à água tratada nos últimos três anos. Em artigo publicado no portal "Poder 360", um dos principais do país, ela citou a chegada dos serviços às populações vulneráveis em palafitas, becos e áreas de rip-rap da capital amazonense. O Instituto Trata Brasil é uma das referências em estudos sobre o saneamento básico no país, propondo debates sobre o tema há pelo menos 15 anos.
No artigo, Luana Pretto também comenta a ampliação do esgotamento sanitário na capital, com a queda de 39% no índice de internações por diarreia, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde. A cobertura de esgoto em Manaus cresceu 40% nos últimos anos, e a estimativa é que o serviço esteja universalizado até 2030.
A distribuição de água já alcança mais de 2,3 milhões de pessoas na capital. O artigo menciona, ainda, a inclusão de mais de 400 mil pessoas - 100 mil famílias - à Tarifa Social Manauara, que concede 50% de desconto nas tarifas de água e esgoto.
“Manaus está ocupando posição de destaque e hoje é a cidade com maior volume de investimentos em saneamento básico, entre as capitais do Norte e Nordeste. Em 2022, tivemos ações que levaram água tratada a comunidades vulneráveis e, pela primeira vez, rede de esgoto a uma região de palafitas, com o projeto pioneiro do Beco Nonato, na zona Sul da capital. Para 2023, essas ações devem ser ampliadas, sempre com o intuito de avançar os índices de saneamento básico e levar dignidade e saúde para a população”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.
Foto: Divulgação
*Com informações da assessoria
Fonte: Da Redação*
reajuste brasil regras salário minimo amazonas manaus brasil manaus mudanças inss amazonas aposentadoria música amazonas ritmo carnaval Manaus dennys salvador projeto movimento por cristo amazonas manaus amazonas marketing Encontro Manauara de Marketing Digital camila pudim manaus amazonas ravi nomes manaus ferveion ingressos produção amazonas manaus produção vacina manaus amazonas hpv cultura programação amazonas manaus show mirante lucia almeida amazonas roraima emprego oportunidade ceará amazonas Eneva sergipe manaus maranhão