Comissários de bordo e pilotos fazem greve na manhã desta segunda-feira (19) em vários aeroportos do Brasil. Já há voos atrasados nos aeroportos de Congonhas e no Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Os profissionais haviam anunciado a greve para esta segunda, a partir das 6h e com previsão de continuar até as 8h. A manifestação deve acontecer diariamente e por tempo indeterminado nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Rio-Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. Entre outras demandas, os trabalhadores pedem a recomposição das perdas inflacionárias e um ganho real nos salários, como divulgado na quinta-feira (15), após a decisão pelo movimento.
Na última sexta-feira (16), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) garanta ao menos 90% dos pilotos e comissários para o trabalho durante o período de paralisação da categoria.
A Inframerica, concessionária do aeroporto de Brasília, divulgou um boletim às 7h desta segunda e informou que o terminal funciona normalmente, apenas com dois atrasos na decolagem e sem nenhum voo cancelado. O órgão afirma ainda que há “um pequeno grupo de manifestantes na entrada do embarque doméstico”.
A recomendação aos passageiros é que cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência. Decolagens com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas não serão afetadas.
Foto: Jéssica Nascimento/Record TV
resgate amazonas manaus criança perdida humaita Fernando Collor Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes brasil saúde creme dental colgate pasta de dente anvisa brasil livro cultura manaus O Profissional do Momento amazonas Tasselo Brelaz manaus galeria cidade aberta projeto amazonas parintins manaus manaus diecast amazonas carro exibição de carro manaus amazonas dia do jazz música amazonas filarmonica manaus recuperafone amazonas coletivo mais seguro documentos registro amazonas cin manaus identidade manaus Ponte Rio Negro investigação mpam