Após obter decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF), Sérgio Cabral aguarda os trâmites burocráticos para deixar a Unidade Prisional da Polícia Militar em Niterói (RJ). A defesa do ex-governador do Rio de Janeiro acredita que ele deverá ser liberado na segunda-feira (19). A partir de então, ele deverá cumprir ordem de prisão domiciliar.
“Estamos aguardando o envio dos ofícios comunicando a decisão e a expedição do alvará de soltura. Dificilmente isso acontece ainda hoje. É mais provável que ocorra na segunda-feira, quando há expediente normal”, disse àAgência Brasil o advogado Daniel Bialski.
Nesta sexta-feira (16), a Segunda Turma do STF formou maioria para atender a um habeas corpus em favor de Sérgio Cabral. A defesa do ex-governador reivindicava o reconhecimento de incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, então chefiada pelo ex-juiz Sérgio Moro, para determinar a prisão e julgar o processo da Operação Lava Jato sobre o suposto pagamento de propina em obras da Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Por três votos a dois, decidiu-se revogar a prisão preventiva, anular decisões tomadas no processo e enviar o caso para análise da Justiça Federal do Rio. O julgamento teve início no dia 9 de novembro. A deliberação aconteceu de forma eletrônica: coube a cada ministros registrar seu voto no plenário virtual.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
energia amazonas Eneva manaus Silves complexo termelétrico Azulão manaus amazonas guto lima show luh bacelar berg guerra show manaus amazonas manaus Instituto Amazônia Equatorial amazonas saude protese dentária manaus Taty Suky dentista estratégia proposta treinamento icaro gaspar manaus evento idaam manaus oportunidade amazonas concurso prova colégio militar estudante rio grande do sul amazonas academia de belas artes manaus luso sporting clube flim manaus amazonas festival literario de manaus amazonas opera nas escolas cultura festival amazonas de opera manaus