O filme ‘CEM PILUM - A história do dilúvio’ recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival Guarnicê de Cinema com a composição do músico César Lima. O Festival Guarnicê de Cinema acontece há 45 anos na cidade de São Luís no estado do Maranhão e é um dos festivais de cinema mais antigos do Brasil.
O diretor do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, Dysson Teles Alves, recebeu o troféu Guarnicê do ‘Festival Guarnicê de Cinema’ pela premiação da trilha sonora do filme ‘CEM PILUM - A História do dilúvio’ realizado a partir do acervo do artista plástico Feliciano Lana, da etnia Dessana da região do alto Rio Negro, sob a guarda do Museu Amazônico. O músico César Lima foi o compositor da trilha sonora do filme.
“Estamos felizes com mais essa premiação dos filmes produzidos no projeto que desenvolvemos no Museu Amazônico. Quero parabenizar a equipe coordenada pelo produtor audiovisual Thiago Morais e no próximo ano ampliar a produção de filmes”, afirmou o diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles Alves.
A direção do filme é do produtor audiovisual Thiago Morais, que pensou e desenvolveu o curta-metragem como uma forma de homenagear o líder indígena, resgatando uma das histórias do povo Dessana.
O filme já foi exibido na sede da UNESCO em Paris e fez parte de um painel de discussão com o tema “O papel da Geociência em nosso futuro sustentável”. Também foi exibido no Museu Australiano na cerimônia de encerramento do Earth Futures Festival, em Sydney. A animação Cem Pilum, participou do festival na categoria “Indigenous and first nations” com mais dois curtas, sendo o único filme brasileiro a ser exibido.
A Oficina de Produção Audiovisual (projeto do Museu Amazônico da Ufam) tem como objetivo explorar a temática amazônica por meio da criação e produção pelos alunos, utilizando o próprio acervo do Museu, que muito tem despertado a atenção de pesquisadores nacionais e estrangeiros e, ao mesmo tempo reconhecendo a importância do Museu Amazônico como um centro de pesquisa.
O CEM PILUM tem direção do produtor audiovisual do Museu Amazônico da Ufam Thiago Morais e a produção do filme foi contemplado com o edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Aldir Blanc, em 2021 e já participou de mais de 40 festivais.
amazonas feira de gastronomia manaus brasil sabor gasronomia amazonas workshops manaus festival zero 92 estudantes imersão na floresta fas amazonas manaus anvisa amazonas creme dental colgate manaus boca educação amazonas bolsa universidade manaus oportunidade amazonas manaus literatura ditadura livro shopping praça de alimentação manaus amazonas manaus circuito galinha pintadinha Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 amazonas cinema teatro gebes medeiros amazonas exibição manaus festa manaus cultura toadas amazonas