A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2201/21, que prioriza a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência e doenças raras em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio mantidas ou subsidiadas pelo poder público.
A relatora no colegiado, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), recomendou a aprovação da proposta. “A concorrência por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola, agravando o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de potencialidades”, disse.
De autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), o texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Já aprovado pelo Senado, o projeto assegura ainda o provimento de material didático adaptado às necessidades dos estudantes.
Como aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família, o parecer aprovado foi favorável ao texto principal e contrário aos dois apensados (PLs 3648/21 e 2880/21).
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: educacao.am.gov.br
amazonas exercicio manaus atividade fisica Cirandódromo manacapuru amazonas turismo livro editora Valer Segredos da Fênix amazonas manaus Ayédùn Artes Integradas amazonas arte cultura manaus manaus evento cerimônia da Medalha Grandes Amazônidas amazonas Clarice Pazuello Benzecry celulares roubo manaus furto celulares recuperados amazonas ufam professora livro manaus educação amazonas música Teatro ICBEU Brasil Profundo game dia do gamer manaus amazonas immu carteirinha sou manaus manaus amazonas