A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2201/21, que prioriza a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência e doenças raras em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio mantidas ou subsidiadas pelo poder público.
A relatora no colegiado, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), recomendou a aprovação da proposta. “A concorrência por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola, agravando o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de potencialidades”, disse.
De autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), o texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Já aprovado pelo Senado, o projeto assegura ainda o provimento de material didático adaptado às necessidades dos estudantes.
Como aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família, o parecer aprovado foi favorável ao texto principal e contrário aos dois apensados (PLs 3648/21 e 2880/21).
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: educacao.am.gov.br
evangelico amazonas festival cultural de tabernáculos gospel festa evento manaus manaus música amazonas canção encontro de tenores do brasil teatro amazonas eu capitu amazonas teatro espetáculo cultura manaus drogas manaus rios segurança amazônia fronteira amazonas Ministério Público do Amazonas afastamento Junta Comercial do Amazonas Edmundo Ferreira Brito Netto Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Manaus investigação amazonas pet manaus Pet+Run corrida dia das crianças mundo da diversão amazonas shopping diversao programação para as crianças em manaus manaus sesc amazonas gastronomia amazonas oportunidade curso manaus curso oportunidade manaus curso de vendas amazonas qualificação profissional em manaus critical age amazonas show renato russo manaus homenagem legião urbana