Prefeitura de Manaus informa que a cobertura vacinal contra a poliomielite está em cerca de 75% no município, ainda abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoverá uma webconferência, nesta quarta-feira, (14), para discutir o cenário de risco para reintrodução da doença na capital junto aos profissionais de saúde.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, explica que apesar da baixa cobertura, que considera a média do ano de 2022, é possível observar um leve avanço em relação ao ano anterior, quando a cobertura vacinal contra a poliomielite fechou em 68% em 2021.
Ainda de acordo com a secretária, diversas ações foram realizadas pela Semsa ao longo do ano para incentivar que os pais levem seus filhos para se proteger contra a pólio, como os ‘Sabadões da Saúde’, o uso da Gerência de Telessaúde para convocar os pais, o Fórum Municipal de Vacinação, os ‘Dias D de multivacinação’, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, de 8 de agosto a 30 de setembro duas grandes campanhas publicitárias, além de imunização casa a casa.
Serviço
A vacina contra a poliomielite está disponível em 171 unidades da Semsa, confira. Conforme Shádia, os pais devem ficar atentos aos horários, pois algumas salas de vacina estendem o funcionamento até 19h e 21h, como estratégia para facilitar o acesso da população.
As primeiras doses são injetáveis (VIP) e devem ser recebidas aos dois meses, aos quatro meses e aos 6 meses de vida. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança deve receber as doses de reforço, feitas com a gotinha (VOP). Além disso, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem receber, de forma adicional, as doses de reforço durante as campanhas nacionais de vacinação.
Capacitação
Nesta quarta-feira (14), a Semsa irá promover mais uma edição do Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS), com o tema “Cenário de Risco para Reintrodução da Poliomielite”. A webconferência é uma estratégia da secretaria para promover, semanalmente, a capacitação e educação permanente dos servidores da rede.
processo amazonas Gabriela Spanic manaus sou manaus 2025 ingressos manaus pcd escola empreendedorismo educação amazonas manaus projetos alunos aniversário manaus teatro sebastião atelie 23 cabaré chinelo musical amazonas exibição teatro amazonas sesc documentário cinema competição campeonato jogo copa das favelas amazonas esporte oportunidade emprego amazonas manaus mulheres conselheiros do codam manaus escolha dos conselheiros codam amazonas amazonas social Segurança Energética gerando oportunidades Eneva gás natural do brasil manaus fesival manaus cultura Tarumã Alive