A prática do sexo traz muitos benefícios para a saúde como alívio de dores, melhoria da qualidade do sono e a diminuição do nível de ansiedade, todavia se realizada de forma desprotegida pode ocasionar infecções sexualmente transmissíveis e sérios problemas para a saúde. O ‘Dezembro Vermelho’ marca a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A campanha, que completou 31 anos no último dia 01 de dezembro, tem como objetivo conscientizar a população para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, e para isso incentiva o uso do preservativo em todas as relações sexuais.
O infectologista Claudio Penido Campos Jr, do Hapvida NotreDame Intermédica afirma que a camisinha, masculina ou feminina, continua sendo a forma mais eficaz de se evitar infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a sífilis, o HIV ou a Aids que ataca diretamente o sistema imunológico, além de evitar a gravidez indesejada.
“Muitas pessoas têm medo de fazer o exame que detecta essas infecções, mas é de extrema relevância que a doença seja descoberta logo no início e o tratamento iniciado. Vale lembrar que a medicação contra o HIV impede que a infecção se desenvolva em AIDS, que é o estágio mais avançado do vírus”, assegurou Claudio.
Tratamento
Os pacientes diagnosticados com HIV devem iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, para defender o sistema imunológico. Os remédios (coquetel) combatem a multiplicação do vírus dentro das células T CD4 + e impedindo o surgimento da AIDS.
Prevenção
O uso do preservativo é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. É distribuído gratuitamente nos postos de saúde da rede pública.
sobreviventes queda de avião resgate bolivia acidente aereo mais médicos oportunidade emprego projeto brasil Cursinho popular programa do MEC inscrição educação atropelamento acidente tragédia amazonas manaus henry freitas cultura manaus show amazonas terapya criança perdida humaita resgate manaus amazonas Supremo Tribunal Federal brasil Fernando Collor Alexandre de Moraes brasil saúde creme dental pasta de dente colgate anvisa Tasselo Brelaz cultura manaus livro amazonas O Profissional do Momento manaus galeria cidade aberta projeto amazonas parintins