A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), realizou, ao longo deste ano, um intenso trabalho para combater a violência doméstica e os outros crimes praticados contra mulheres. Entre as ações, destacam-se Inquéritos Policiais (IPs) remetidos à Justiça, medidas protetivas solicitadas e diversas ações policiais, que retiraram infratores de circulação.
A delegada Kelene Passos, titular das DECCMs centro-sul e oeste/sul, ressaltou que, até o mês de novembro, as três unidades especializadas somaram 6.500 mil IPs instaurados e, posteriormente, remetidos ao Poder Judiciário; mais de 14 mil Boletins de Ocorrências (BOs) registrados; e 5 mil medidas protetivas foram solicitadas e cumpridas.
“Nosso trabalho começa a partir das denúncias das vítimas. No momento em que o BO é registrado, iniciamos os trabalhos investigativos para garantir o bem-estar da mulher. A denúncia pode resultar tanto em IP instaurado, quanto em solicitação de medida protetiva”, disse.
Ainda conforme a titular, foram cumpridos mais de 74 mandados de prisão preventiva e, aproximadamente, 500 indivíduos foram presos em flagrante. Além disso, um dos destaques do ano é a Operação Resguardo, deflagrada em março, que resultou em 81 prisões e mais de 1.500 mil mulheres atendidas.
“Os números são positivos e mostram o empenho das equipes policiais no combate aos crimes contra a mulher. É válido ressaltar que a violência doméstica se enquadra em violência física, psicológica e sexual. No próximo ano, esperamos que mais mulheres se sintam encorajadas e denunciem seus agressores, para que possamos garantir a segurança de cada uma”, falou.
Delegacias Especializadas
As Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher estão localizadas em zonas estratégicas de Manaus, contando com três unidades para atender a população. A DECCM zona centro-sul está situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, e funciona também como Plantão de Vulneráveis 24h.
A DECCM zona sul/oeste fica na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado; e a DECCM norte/leste, na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus. As duas unidades funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Registro de ocorrências
As ocorrências podem ser registradas em qualquer DECCM, ou na unidade policial mais próxima de onde o fato ocorreu, bem como na Delegacia Virtual (Devir) no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
A população também pode denunciar pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.
icaro gaspar proposta estratégia manaus evento treinamento idaam concurso amazonas manaus oportunidade prova colégio militar amazonas academia de belas artes estudante manaus rio grande do sul flim luso sporting clube amazonas festival literario de manaus manaus festival amazonas de opera opera nas escolas amazonas cultura manaus leilão manaus edital amazônia golf resort amazonas idaam manaus estudo educação alunos enem caça aos doces halloween amazonas dia das bruxas manaus millenium shopping show flashback dj raidi rebello amazonas manaus Voo Livre amazonas programação manaus História