O município de Presidente Figueiredo, na região metropolitana de Manaus, distante 107 quilômetros de Manaus, é o primeiro do estado do Amazonas a oficializar o uso da ferramenta Smart, um software de código aberto, trazido para o Brasil pelo Fundo Mundial para Natureza (World Wide Fund for Nature Inc – WWF), que otimiza a coleta e o uso de dados sobre as áreas protegidas.
A portaria, institucionalizando o uso da plataforma tecnológica de monitoramento e analise espacial como apoio as ações de avaliação, gerenciamento de atividades de campo, foi assinada no último dia 1º dezembro pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luiz Augusto Schwade.
De acordo com o secretário, inicialmente os servidores da Semmas, que vão operar a Smart, passaram por treinamento promovido pela equipe da WWF Brasil e secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema), e, agora, a ferramenta para monitoramento ambiental, foi implantada oficialmente no município.
“É um passo importante para validação dos nossos dados e vai permitir que o município possa conhecer tanto o tamanho real da sua riqueza ambiental, quanto as ameaças que esse patrimônio sofre. Ter esse conhecimento é primordial para que a prefeitura do nosso município possa pleitear recursos para desenvolver seus projetos e ações de conservação e proteção ambiental”, destaca o secretário.
Luiz Schwade explica que por meio desta ferramenta, é possível que diversas atividades de campo sejam catalogadas, possibilitando alertas em tempo real, o registro de vários tipos de informação em uma mesma base de dados e um olhar mais apurado para os problemas e ocorrências de determinada área.
A ferramenta vem modificando muito o trabalho em parques da África, Filipinas, Vietnã, Camboja, Índia, Mongólia, Canadá, países andinos, em algumas cidades brasileiras e agora, em Presidente Figueiredo, no Amazonas.
A SMART (da sigla em inglês Spatial Monitoring and Report Tool – “Ferramenta de Monitoramento Espacial e Criação de Relatórios”, em português) é um software de código aberto desenvolvido por agências e organizações de conservação ao redor globo preocupadas em melhorar a eficácia da gestão e proteção de áreas protegidas.
Fotos: Divulgação/Semmas-PF
evento icaro gaspar treinamento proposta manaus estratégia prova amazonas colégio militar idaam concurso manaus oportunidade manaus academia de belas artes amazonas rio grande do sul estudante amazonas flim festival literario de manaus luso sporting clube manaus manaus festival amazonas de opera opera nas escolas cultura amazonas amazonas edital amazônia golf resort manaus leilão enem educação estudo manaus alunos idaam halloween caça aos doces dia das bruxas manaus amazonas show flashback dj raidi rebello manaus amazonas millenium shopping manaus Voo Livre História programação amazonas