O dermatologista Diogo Pazzini do Hapvida NotreDame Intermédica explica que existem dois tipos de câncer na pele – os melanomas e não-melanomas. Entre os não- melanomas, o carcinoma basocelular é o mais prevalente, seguido do carcinoma espinocelular.
“Ambos têm pouca agressividade e acometem áreas mais expostas aos raios do sol, como a região do rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Se diagnosticado e tratado logo no início, há uma alta chance de cura”, ressaltou Diogo.
Já o melanoma é bem mais perigoso, devido ao risco de ocorrer metástase, quando o tumor se espalha para outras regiões do corpo, aumentando o grau de mortalidade. Assim, como os do tipo não-melanoma, existe uma chance superior de 90% de cura quando a doença é descoberta e tratada no começo.
Alguns fatores de risco podem ocasionar o desenvolvimento do câncer de pele, entre eles: ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, predisposição genética e histórico familiar, além de exposição prolongada e repetida ao Sol. A incidência em pessoas mais jovens tem sido mais comum a cada ano.
A principal dica de prevenção à doença é o uso do filtro solar, não somente na praia, mas durante as atividades do dia a dia. Para o uso diário, a recomendação é uma aplicação na parte da manhã e outra por volta do horário do almoço. Já na praia, piscina ou programas ao ar livre, é necessário que a reaplicação aconteça com maior frequência a cada duas horas.
“O uso de óculos de sol, bonés, chapéus e guarda sol são necessários para diminuir as áreas expostas. Deve-se ter atenção redobrada com as crianças. Nos bebês já pode ser usado protetor solar a partir dos 6 meses de vida. É preciso evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas”, recomendou o dermatologista.
Foto: Reprodução/Assessoria
amazonas manaus roda de capoeira Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro capoeira projeto defensoria pública amazonas manaus meu pai tem nome diversidade amazonas programação manaus mostra de teatro águas de manaus programação ingresso passo a paço show pulseira sou manaus projeto brasil adultização crianças redes sociais Felca Hytalo Santos Adultização crianças perigo ipaam aracuã animais proteção gavião-pedrês aves resgate insrcições Abrasel-AM barracas passo a paço gastronomia food trucks sou manaus futebol de botão esporte std5oficial amazonas manaus competição missionario lucas laurensse manaus amazonas acolhimento fé influencer