O presidente do Peru, Pedro Castillo, fez um pronunciamento a nação na tarde desta quarta-feira (7) afirmando que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um "governo de exceção". Jornais peruanos chamaram o ato de uma tentativa de golpe de estado.
O pronunciamento ocorreu horas antes de Castillo enfrentar uma terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses.
No dia primeiro de dezembro, o Congresso do país aprovou a discussão de impeachment de Castillo, por "incapacidade moral" para exercer o cargo. Essa acusação já provocou a queda de dois ex-presidentes desde 2018.
A iniciativa foi aprovada por 73 votos a favor. Estava marcada para hoje a votação para aprovar ou arquivar o pedido de impeachment contra Castillo.
Segundo a Constituição do Peru, para afastar um presidente são necessários 87 votos, mas a oposição dispõe de apenas 80 congressistas. O restante, os outros 50 parlamentares, são governistas ou próximos ao governo.
O Congresso peruano enfrenta alta impopularidade por conta de escândalos de corrupção. A reprovação do parlamento chega a 86% nas pesquisas. Castillo, por sua vez, é rejeitado por 70% dos peruanos e também enfrenta acusações de corrupção envolvendo até mesmo seus familiares e políticos aliados.
Até mesmo a vice-presidente do país, Dina Boluarte, enfrentou um pedido de impeachment recentemente, mas uma comissão do Congresso arquivou, nesta segunda-feira (5), a denúncia por uma suposta infração constitucional por falta de evidências.
Foto: Reprodução
Fonte: Com informações da CNN
parto corpo de bombeiros manaus samu comunidade amazonas copa do mundo feminina manaus fora da copa manaus arena da amazonia manaus policia civil oportunidade leilão amazonas mercado amazonas presentes manaus compras dia das mães manaus largo de são sebastião amazonas carrossel da saudade feira de gastronomia amazonas manaus brasil sabor gasronomia festival zero 92 workshops manaus amazonas imersão na floresta fas estudantes manaus amazonas boca manaus amazonas anvisa creme dental colgate amazonas manaus oportunidade educação bolsa universidade