A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a guarda compartilhada nos casos em que um dos pais pratica violência contra o outro ou contra o filho e mesmo em casos de indícios ou risco de isso ocorrer. O texto aprovado altera o Código Civil e o Código de Processo Civil.
O Código Civil atualmente estabelece como regra geral a guarda compartilhada de filhos, não devendo ser adotada pelo juiz apenas quando uma das partes assim o desejar.
A relatora, deputada Leandre (PSD-PR), considera que a legislação vigente é incapaz de lidar adequadamente com as peculiaridades de cada caso concreto. Ela propôs um substitutivo incorporando alterações previstas em dois projetos de lei: PL 29/20 e PL 3696/20.
O novo texto passa a impedir a guarda compartilhada em caso de violência praticada por um dos genitores contra o outro ou contra o filho, como prevê o PL 29/20, e também estabelece que o juiz, nas ações de guarda, deverá questionar previamente o Ministério Público e as partes sobre situações de violência doméstica ou familiar envolvendo os pais ou qualquer deles e um filho.
“Considero importante ainda estabelecer expressamente no Código Civil que, nas situações em que houver prova ou indícios suficientes de violência por um dos pais ou genitores contra a vida, a integridade física ou psicológica, a liberdade, a dignidade sexual, a saúde corporal ou a honra do outro ou de filho, a guarda de criança ou adolescente seja entregue àquele que não seja o autor ou responsável pelos fatos”, diz a relatora.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: Reprodução
festival cultural de tabernáculos evangelico evento manaus amazonas festa gospel música encontro de tenores do brasil canção teatro amazonas amazonas manaus eu capitu cultura espetáculo manaus teatro amazonas drogas amazonas amazônia manaus segurança fronteira rios Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Junta Comercial do Amazonas afastamento Ministério Público do Amazonas Edmundo Ferreira Brito Netto Manaus investigação corrida manaus Pet+Run amazonas pet amazonas programação para as crianças em manaus diversao shopping manaus dia das crianças mundo da diversão manaus oportunidade gastronomia curso amazonas sesc amazonas qualificação profissional em manaus manaus curso curso de vendas oportunidade amazonas renato russo homenagem critical age amazonas legião urbana show manaus