Dando continuidade aos esforços em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades de pescadores, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vem se reunindo desde o final de novembro com membros das comunidades São Francisco e Cucuiari, no município de Itapiranga (a 339 quilômetros de Manaus), para prestar assistência técnica na elaboração de um acordo de pesca.
“Os comunitários solicitaram essa assistência do Idam por conta dos conflitos que existem na comunidade causados pelos barcos geleiros que capturam todos os peixes, restando pouco para os moradores locais”, explicou Tiago Mourão, engenheiro de pesca do Idam.
Tiago acrescenta que a pesca predatória, além de ser insustentável, leva os comunitários a precisar se deslocar cada vez mais longe em busca dos peixes, causando mais gastos e prejuízos à comunidade.
A elaboração de um acordo de pesca tem o objetivo de estabelecer regras para a atividade pesqueira com base no período do ano e espécie de pescado, a fim de permitir o repovoamento dos recursos pesqueiros da região. Desta forma, a criação deste acordo beneficiará 34 famílias nas duas comunidades.
FOTOS: Divulgação/Idam
proposta icaro gaspar manaus estratégia evento treinamento idaam prova concurso colégio militar amazonas manaus oportunidade estudante amazonas manaus academia de belas artes rio grande do sul flim manaus amazonas festival literario de manaus luso sporting clube manaus festival amazonas de opera opera nas escolas cultura amazonas edital manaus amazônia golf resort amazonas leilão enem idaam alunos estudo manaus educação manaus dia das bruxas amazonas caça aos doces halloween show flashback dj raidi rebello millenium shopping amazonas manaus amazonas Voo Livre História programação manaus