A Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou, na manhã desta segunda-feira (05/12), o 4º Encontro Pedagógico do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A iniciativa é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O reitor da UEA, André Zogahib, foi representado pelo pró-reitor de Ensino e Graduação, Raimundo Barradas.
A abertura do evento teve ainda a participação do diretor da ENS, Otávio Rios, e da coordenadora do Parfor/UEA, Luciane Lopes de Souza. Em seguida, a professora Thaiany Guedes da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou a palestra “As emoções e suas implicações à constituição de novas racionalidades no contexto de formação de professores”.
O objetivo do encontro é o compartilhamento de informações e experiências e a divulgação de orientações a respeito dos procedimentos do novo regulamento do Parfor. Isso é possível por meio da oferta de cursos de Licenciatura correspondentes à área em que a iniciativa atua. Atualmente são ofertados oito cursos de primeira Licenciatura em 13 municípios do interior do Amazonas. São 760 professores cursistas matriculados e, neste ano, o Parfor UEA aprovou mais 40 novas turmas, sendo que 18 já estão devidamente implementadas.
O diretor da ENS, Otávio Rios, destacou a satisfação em participar do Encontro do Parfor. “O Parfor da UEA é o maior do Amazonas mas, provavelmente, com essas 60 turmas, seremos o maior Parfor da região Norte. Isso só engrandece a nossa universidade. As perspectivas para 2023, além de desafiadoras, são promissoras”, ressaltou.
A coordenadora Luciane Lopes explica que o evento conta com uma mesa-redonda, na qual serão discutidos os desafios e as melhorias do programa. “A gente planejou por muito tempo esse evento para possibilitarmos o encontro de todos os coordenadores dos cursos e professores selecionados para ministrar aulas no Parfor. E também para encontrarmos melhores estratégias para o bom andamento do programa”, pontuou.
O pró-reitor Raimundo Barradas ressalta o empenho da gestão para melhorar a qualidade e atendimento aos cursos da UEA. “Quando temos a oportunidade de trabalhar para melhorar as instituições, devemos nos dedicar, porque, quando elas estão consolidadas e solidificadas, produzem um estado melhor. E é o que temos feito”, explicou.
FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEA
manaus samu comunidade amazonas corpo de bombeiros parto manaus copa do mundo feminina manaus fora da copa arena da amazonia manaus leilão amazonas oportunidade policia civil mercado amazonas dia das mães manaus presentes compras manaus carrossel da saudade largo de são sebastião amazonas gasronomia manaus brasil sabor feira de gastronomia amazonas festival zero 92 manaus workshops amazonas estudantes imersão na floresta fas amazonas manaus manaus boca colgate anvisa amazonas creme dental oportunidade bolsa universidade manaus amazonas educação