Atual campeã mundial, a França mais uma vez mostrou a sua força nesta Copa. Em busca da terceira estrela no uniforme, os Bleus venceram a Polônia neste domingo (4), no estádio Al Thumama, por 3 a 1 e garantiram a vaga nas quartas de final do Catar 2022. Giroud e Mbappé (duas vezes) marcaram os gols em noite de quebra de marcas.
Agora, os franceses enfrentarão quem avançar de Inglaterra e Senegal, que medem forças a partir das 16 horas (de Brasília). A partida da próxima fase acontece no sábado, em Al Bayt.
Os franceses estão em lado oposto ao Brasil na chave de mata-mata. Por isso, um possível reencontro com os carrascos de 1986, 1998 e 2006 aconteceria em uma eventual final. E que decisão seria, já que Mbappé, companheiro, amigo e agora nem tão amigo assim de Neymar no Paris Saint-Germain, continua desfilando talento nos gramados do Catar.
Os comandados de Didier Deschamps iniciaram a partida de forma avassaladora. Entre uma escapada em velocidade de Mbappé (que alcançou 35 km/h segundo a estatística da Fifa) e uma chance perdida Dembélé, o adversário ganhou campo. Nem tanto com o atacante Lewandowski, que teve duas oportunidades, mas com Zielinski. Da marca do pênalti, o meia-atacante chutou em cima de Lloris.
Já no minuto final da primeira etapa, a França mostrou porque é uma das favoritas. Com apenas dois toques na bola, Mbappé deixou Giroud sozinho na grande área e, por mais que seja criticado por não ter marcado gols na Rússia 2018, o centroavante de 1,93 metro soube tirar do goleiro para balançar a rede. Foi o terceiro gol dele no Catar 2022 — havia marcado duas vezes na estreia contra a Austrália. De quebra, o camisa 9 ainda assumiu a artilharia na história da seleção francesa com 52 gols, um a mais que o ex-jogador Thierry Henry.
E a noite era mesmo de quebra de marcas na artilharia. Aos 28 minutos, Mbappé recebeu passe de Dembelé, esperou a marcação se posicionar, deixou o goleiro Szczesny ficar em dúvida onde iria o chuta, escolheu o ângulo direito do gigante… E fez 2 a 0. Aos 45 minutos, de novo com outro chutaço, desta vez no outro ângulo, fez mais um. O camisa 10 assumiu a artilharia da Copa com cinco gols. Foi o seu nono gol em Mundiais, atrás apenas dos 13 do lendário Justin Fontaine.
No minuto final, a cabine do VAR interrompeu o jogo para que o árbitro analizasse um possível toque de mão de Upamecano dentro da área. Após rápida consulta, Lewandowski foi para a bola e perdeu a primeira cobrança que teve paradinha do batedor e avanço de Lloris. Na segunda chance, de novo com paradinha, o centroavante venceu o goleiro e desconto o placar.
foto: French Team
Fonte: Redação
PCDs crianças manaus evento cultura arte inclusiva Encantados e Visagentos amazonas manaus literatura livro lançamento crime amazonas Manoel Guedes Brandão investigação manaus amazonas millenium manaus bazar da rayana corrida Ciclo Sesc sesc bicicleta manaus amazonas Free Fire jogo games competição Esports World Cup manaus amazonas pipe rack usina novidades eneva amazonas NAU 444 Zeudi Souza manaus morte furto manaus igreja amazonas amazonas Prêmio iCS de Economia & Clima manaus estudo cientifico