A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (1º) que autorizou a segunda fase de ensaios clínicos da Butanvac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Nesta etapa, serão analisados a consistência de doses de reforço, a segurança do imunizante e a capacidade de imunização.
De acordo com a Anvisa, a autorização foi baseada em resultados obtidos na fase anterior dos estudos, que demonstraram perfil de segurança aceitável da vacina. Foram analisados dados de estudos não-clínicos in vitro e em animais.
Os ensaios clínicos são usados pelos laboratórios que testar novo medicamento ou vacina de forma experimental em seres humanos. Durante a fase clínica, os testes devem demonstrar a segurança e eficácia para saúde. Se ficar comprovado que os benefícios superam os riscos, o imunizante poderá ser registrado pela Anvisa e disponibilizado pelo mercado.
A primeira fase de desenvolvimento da Butanvac foi autorizada pela Anvisa em junho de 2021, quando os primeiros voluntários passaram a ser vacinados.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
resgate criança perdida amazonas manaus humaita Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil brasil saúde pasta de dente creme dental anvisa colgate Tasselo Brelaz manaus O Profissional do Momento cultura livro amazonas manaus galeria cidade aberta amazonas projeto parintins exibição de carro carro amazonas manaus manaus diecast amazonas filarmonica música manaus dia do jazz amazonas coletivo mais seguro recuperafone amazonas manaus manaus identidade amazonas cin documentos registro manaus investigação mpam Ponte Rio Negro