O prefeito David Almeida assinou, na manhã desta quinta-feira, (1°), em parceria com o Governo do Amazonas, a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de alargamento da avenida Ephigênio Salles e a implantação de uma passarela em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). Com estimativa de conclusão de dez meses, a obra está orçada em R$ 9 milhões, sendo R$ 350 mil dos cofres municipais.
“Vamos fazer o alargamento da via. Então, são 1.100 metros de uma nova via, que vai do viaduto Ayrton Senna à entrada da Avenida Via Láctea, na Morada do Sol. Isso vai dar mais fluidez ao trânsito da Ephigênio Salles. Além disso, faremos as retiradas do semáforo e da passagem de pedestre, que causam congestionamentos. Esse ponto é um dos 34 pontos de gargalo no trânsito de Manaus e já iremos resolver esse problema”, enfatizou Almeida.
De acordo estudos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), será possível aumentar o fluxo em aproximadamente 1,5 mil veículos por hora.
Já a passarela tem o objetivo de diminuir o congestionamento no trânsito em frente ao TCE, que sofre com constantes interrupções devido ao semáforo e uma faixa de pedestres, atualmente, a única forma possível de realizar a travessia na via.
O secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, explicou que o valor orçado para a obra inclui as desapropriações que serão necessárias realizar, a construção da passarela e a ampliação da via.
“O trânsito na Ephigênio Salles é muito intenso. Com a implantação dessa passarela, que será referência para a cidade, e a ampliação da via, vamos tornar mais confortável a trafegabilidade da população. Aqui, será implantada uma nova infraestrutura viária devido à alta rotação de veículos pesados. Vamos resolver esse gargalo e criar um novo corredor viário para Manaus”, disse.
O presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, salientou que essa reforma é uma demanda antiga e anunciou o interesse em administrar a obra, garantindo a conservação e o bom funcionamento para a população.
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom
queda de avião resgate acidente aereo bolivia sobreviventes oportunidade mais médicos projeto emprego educação brasil inscrição Cursinho popular programa do MEC atropelamento acidente tragédia amazonas manaus terapya show cultura manaus henry freitas amazonas resgate manaus humaita amazonas criança perdida Fernando Collor Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes brasil brasil creme dental colgate saúde pasta de dente anvisa Tasselo Brelaz O Profissional do Momento cultura livro manaus amazonas projeto galeria cidade aberta amazonas manaus parintins