Na quinta-feira (1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no 3º trimestre de 2022, em comparação com o trimestre anterior. Principal indicador usado para medir a evolução da economia, o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Este é o quinto trimestre de alta consecutiva do índice, que em valores correntes totalizou R$ 2,544 trilhões no terceiro trimestre. Esse é o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Em comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi de 3,6% e o acumulado do ano foi de 3,2%. Entre os setores econômicos, o de Serviços, que responde por cerca de 70% da economia, foi o que mais avançou, com um crescimento de 1,1%, à frente da Indústria, que cresceu 0,8%. Já a Agropecuária amargou um resultado negativo e recuou 0,9%.
Com bons números em sequência, a expectativa do Governo Federal é de fechar o ano com uma alta de 2,7% no PIB de 2022. As instituições financeiras também se mostram mais otimistas, com uma expectativa de 2,67% de alta neste ano, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central. Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, após o tombo de 3,9% em 2020.
Foto: Divulgação
Fonte: Redação
resgate criança perdida manaus amazonas humaita Supremo Tribunal Federal brasil Fernando Collor Alexandre de Moraes pasta de dente brasil saúde anvisa colgate creme dental livro Tasselo Brelaz manaus O Profissional do Momento amazonas cultura amazonas projeto galeria cidade aberta manaus parintins amazonas exibição de carro manaus manaus diecast carro manaus amazonas música dia do jazz amazonas filarmonica amazonas manaus coletivo mais seguro recuperafone amazonas cin documentos registro identidade manaus investigação Ponte Rio Negro manaus mpam