Na quinta-feira (1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no 3º trimestre de 2022, em comparação com o trimestre anterior. Principal indicador usado para medir a evolução da economia, o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Este é o quinto trimestre de alta consecutiva do índice, que em valores correntes totalizou R$ 2,544 trilhões no terceiro trimestre. Esse é o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Em comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi de 3,6% e o acumulado do ano foi de 3,2%. Entre os setores econômicos, o de Serviços, que responde por cerca de 70% da economia, foi o que mais avançou, com um crescimento de 1,1%, à frente da Indústria, que cresceu 0,8%. Já a Agropecuária amargou um resultado negativo e recuou 0,9%.
Com bons números em sequência, a expectativa do Governo Federal é de fechar o ano com uma alta de 2,7% no PIB de 2022. As instituições financeiras também se mostram mais otimistas, com uma expectativa de 2,67% de alta neste ano, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central. Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, após o tombo de 3,9% em 2020.
Foto: Divulgação
Fonte: Redação
treinamento evento icaro gaspar proposta estratégia manaus idaam prova concurso manaus amazonas colégio militar oportunidade manaus estudante academia de belas artes amazonas rio grande do sul luso sporting clube amazonas flim manaus festival literario de manaus cultura amazonas festival amazonas de opera manaus opera nas escolas amazônia golf resort leilão amazonas edital manaus educação enem estudo manaus alunos idaam halloween dia das bruxas amazonas manaus caça aos doces millenium shopping amazonas show dj raidi rebello flashback manaus programação amazonas História Voo Livre manaus