A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu, nesta quinta-feira (1º/12), representantes de entidades públicas e privadas para a 1ª Reunião Extraordinária 2022 do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. A atividade corresponde ao fechamento anual das ações do Fórum.
A reunião é presidida, no Amazonas, pela Superintendência Federal de Agricultura (MAPA), secretariada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com a participação de várias instituições, entre as quais, a Sedecti.
“Em nome do titular da Sedecti, Angelus Figueira, nós damos as boas-vindas aos participantes desta atividade, que tem como objetivo alinhar as informações a respeito do andamento dos processos relacionados às indicações geográficas no Amazonas, estruturar as ações para o próximo ano e apresentar o resultado das ações já realizadas”, informou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Sedecti), Luiz Herval e equipe técnica.
Na ocasião, foi feito um breve relato da situação de todas as Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas do Estado, apontando experiências e dificuldades para execução do objetivo do fórum.
Participaram da reunião, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), IG Guaraná de Maués, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Evento Internacional
Destacou-se, também, a participação dos representantes do Amazonas no “5º Evento Internacional – Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, que ocorrerá em Curitiba, de 8 a 10 de dezembro. Evento que pretende atrair a atenção do público com uma ampla programação, com painéis técnicos, oficinas, feiras, palestras e rodadas de negócios. Além de promover e divulgar as IGs e Marcas Coletivas brasileiras.
“Nós vamos participar com ministração de palestra, compartilhando a nossa experiência exitosa no Amazonas, que já repercute Brasil afora. A troca de experiências com os outros estados também só tende a enriquecer cada profissional envolvido”, acredita o superintendente do MAPA/Amazonas, Guilherme Pessoa.
De acordo com ele, o Brasil ainda é dos países que menos possuem marcas protegidas “e todo o esforço no sentido de virar essa chave será bem-vindo”, conclui.
Moção
Durante a 1ª Reunião Extraordinária 2022 do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas foi aprovada uma moção de agradecimento aos deputados estaduais Serafim Corrêa e Fausto Jr, pela destinação de recursos das emendas estaduais para o desenvolvimento de Indicações Geográficas no Amazonas.
treinamento icaro gaspar proposta evento estratégia manaus concurso prova colégio militar oportunidade manaus amazonas idaam rio grande do sul academia de belas artes manaus estudante amazonas luso sporting clube manaus amazonas festival literario de manaus flim amazonas manaus opera nas escolas festival amazonas de opera cultura amazônia golf resort amazonas leilão manaus edital enem idaam manaus alunos estudo educação dia das bruxas manaus halloween amazonas caça aos doces manaus amazonas millenium shopping show flashback dj raidi rebello manaus História amazonas Voo Livre programação