Cerca de 350 estudantes de oito escolas estaduais de Manaus, participaram, nesta quarta-feira (30), da “Semana Global do Empreendedorismo'', evento realizado em 190 países, que tem como objetivo estimular, capacitar e oportunizar o ingresso ou aperfeiçoamento da atividade empreendedora. Os participantes integram o projeto Educação Empreendedora do programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021, pelo Governo do Estado.
Durante o evento, os estudantes puderam acompanhar palestras voltadas para o empreendedorismo e a educação. Entre as quais, uma com o tema “Importância da Educação Empreendedora para o Novo Plano Curricular das escolas de Nível Médio", ministrada pelo professor da Secretaria de Educação, Ricardo Dutra.
“Aquela escola tradicional que é contestada até pelo próprio aluno, ela tá começando a mudar e aí o empreendedorismo é uma dessas ações, que tem início com o Novo Ensino Médio (NEM), que estrategicamente traz o contexto do empreendedorismo para uma profissionalização dos nossos jovens”, explicou o professor.
O estudante José Fernando Mestâncio, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Ondina de Paula, na zona sul de Manaus, já participa do projeto Educação Empreendedora e conta como a iniciativa tem ampliado a sua visão quanto ao campo profissional.
“Desde quando entrei no projeto, tudo que venho aprendendo é que precisa ter foco e determinação, e, hoje, neste evento, eu quero aprender bastante coisa para poder absorver mais para o meu conhecimento”, disse o estudante.
Parceria
O Educação Empreendedora é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem rendido bons frutos para a educação e o empreendedorismo do Amazonas, como explica o Analista de Negócios do Sebrae, Ricardo Sampaio.
“A parceria com a Secretaria de Educação, veio bem a calhar, no sentido de nós alcançarmos os jovens. Com o projeto, eles passaram por um programa de qualificação básica e agora estamos dando continuidade a isso e o evento de hoje, vai orientá-los a desenvolver o seu empreendimento de forma prática e efetiva”, finalizou Ricardo Sampaio.
bolivia queda de avião sobreviventes resgate acidente aereo mais médicos projeto emprego oportunidade brasil inscrição educação Cursinho popular programa do MEC tragédia amazonas manaus atropelamento acidente henry freitas amazonas manaus show terapya cultura criança perdida amazonas manaus humaita resgate Fernando Collor Supremo Tribunal Federal brasil Alexandre de Moraes saúde creme dental colgate pasta de dente brasil anvisa Tasselo Brelaz O Profissional do Momento livro amazonas manaus cultura projeto galeria cidade aberta manaus amazonas parintins