Para quem curte uma boa roda de samba, sexta-feira (2), tem samba em dose dupla, a partir das 20h, no Quintal de São Jorge. As meninas do grupo Samba Com as Moças, juntamente com o grupo Galáticos do Samba, comandam a festa que começa às 20h e vai até a madrugada, com várias atrações, entre elas, Dell Solano, Jr. Arapa (ex-Frenesi) e Randerson Couto.
O Dia Nacional do Samba é comemorado todo dia 2 de dezembro. A escolha da data se dá em homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira e sambista de Minas Gerais, Ary Barroso. O samba também é registrado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
O grupo Samba Com as Moças é formado pelas musicistas Alessandra Vieira, Renata Rodrigues, Thayne Rios, Hácara Ariella e Meire Sena. A banda completa 3 anos de existência em janeiro de 2023 e é composta por mulheres sambistas amazonenses que cantam, tocam e compõem. Elas têm duas músicas autorais no repertório: “Samba Dela” e ‘Na Esquina”, compostas por Alessandra Vieira, e que exaltam o protagonismo da mulher em suas letras. “Temos mais três sambas autorais que farão parte do repertório em 2023: “Só Vim Falar de Amor”, que fala de intolerância, “Ei, Mulher” e outra que está sendo concluída, mas ainda não tem nome. As duas primeiras já fizeram parte do repertório e “Ei, Mulher” chegou a concorrer ao Fecani em 2018”, explica Alessandra Vieira.
O grupo de samba e pagode, Galáticos do Samba, é um projeto que existe há sete anos e que reúne músicos independentes do cenário musical amazonense, tendo na sua formação base os músicos Fabiano Castro, Rafael Freire e Dion Brasil, cada um com mais de 20 anos de carreira. O grupo também agrega outros músicos conforme a necessidade, e estarão nesta sexta-feira, juntamente com o grupo Samba Com as Moças, comandando a festa do Dia Nacional do Samba.
Durante o dia, o Quintal de São Jorge recebe o público para a transmissão do jogo Brasil x Camarões, a partir das 14h. E a partir das 20h começa o esquenta para a roda de samba.
sobreviventes queda de avião resgate acidente aereo bolivia oportunidade mais médicos emprego projeto inscrição programa do MEC Cursinho popular brasil educação tragédia acidente manaus atropelamento amazonas amazonas cultura henry freitas show manaus terapya resgate humaita criança perdida amazonas manaus Alexandre de Moraes brasil Supremo Tribunal Federal Fernando Collor colgate saúde creme dental pasta de dente anvisa brasil livro manaus Tasselo Brelaz amazonas O Profissional do Momento cultura parintins amazonas galeria cidade aberta manaus projeto