A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Amor Fantasma, na manhã desta quarta-feira (30), em endereços ligados ao ex-vice-governador Henrique Oliveira, em Manaus. Os alvos foram sua ex-esposa e três empresas, que possuem um mesmo sócio em comum.
O ex-vice-governador informou que está à disposição da Justiça "para mostrar que [a suspeita] se trata de um equívoco", e que realizou a sua prestação de contas e "não tem nada a temer" (leia o posicionamento completo abaixo).
Segundo a PF, a Operação "Amor Fantasma" é destinada à repressão de possível crime de Caixa 2 eleitoral. As autoridades afirmam que a ex-esposa de Oliveira teria recebido alta quantia em dinheiro de um partido político, cerca de R$ 1,5 milhão, o qual foi repassado às empresas investigadas.
Durante a ação, foram apreendidos os celulares dos envolvidos, computadores e documentos. O cumprimento do mandado de busca e apreensão busca coletar elementos indicativos de autoria e materialidade das supostas atividades ilícitas.
O nome da operação “Amor Fantasma” é uma alusão à relação conjugal entre os principais alvos da ação da PF.
Oliveira ocupou o cargo de vice-governador do estado de 2015 a 2017, quando a chapa formada por ele e o ex-governador José Melo foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder.
Além de perderem os respectivos mandatos, Henrique e Melo foram condenados a oito anos de inelegibilidade. Entretanto, em 2019, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) devolveu os diretos políticos ao ex-vice-governador.
Nas eleições de 2022, Henrique se candidatou ao Governo do Amazonas pelo Podemos, mas terminou o pleito na sétima colocação, com 0,5% dos votos.
Foto: Divulgação
Fonte: Com informações do G1
literatura amazonas livro ditadura manaus praça de alimentação shopping manaus amazonas Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 circuito galinha pintadinha amazonas manaus amazonas cinema exibição manaus teatro gebes medeiros toadas festa manaus amazonas cultura Ancestrais Dia das Mães Espetáculo homenagem Quilombo de Serpa oficina manaus cartas caruanas amazonas amazonas sociedade manaus fundação atlas da Amazônia conclave internacional cardeais policia militar manaus investigação amazonas policial