A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recebeu, na manhã desta terça-feira (29/11), uma aeronave de asa fixa doada pela Justiça Federal. O avião será utilizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM, para auxiliar nas operações deflagradas pelo órgão.
A aeronave modelo P28B tem capacidade para quatro pessoas e mais de cinco horas de autonomia de voo. De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, coronel PM Anézio Paiva, o início da operacionalização com esta aeronave é um marco na Segurança Pública do Estado.
“Estamos recebendo, depois de uma manutenção bastante rigorosa, o PTKKY, uma aeronave com uma autonomia muito boa. Hoje estamos iniciando as operações aéreas com asa fixa no estado do Amazonas. Diga-se de passagem, nossos pilotos policiais tem uma capacidade muito grande de operar, seguindo todas as normas técnicas, em qualquer condição”, enfatizou o secretário executivo.
O coronel Paiva destacou ainda a prioridade que as operações aéreas vêm recebendo nesta gestão.
“É um marco impressionante que nós estamos tendo, por determinação do nosso secretário, general Mansur, a prioridade que o sistema de aviação policial está tendo, com um hangar em condições e os serviços contratados de combustível e manutenção para operar com qualidade e segurança”, disse.
Aeronave
O avião modelo P28B foi apreendido em uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com a Polícia Federal (PF), com 500 quilos de entorpecentes no Estado do Mato Grosso (MT). Após a apreensão, a aeronave foi colocada à disposição dos estados para atuar em favor do combate ao tráfico de drogas e, após solicitação, foi cedida para a SSP-AM.
De acordo com o delegado Rafael Montenegro, chefe do DIOA, a nova aeronave vai dar mais amplitude às operações do Departamento.
“Com o avião a gente consegue alcançar uma distância maior e com um consumo de combustível menor. Então hoje se o nosso raio de ação era de 100 milhas, agora vai ser de 300 milhas, aumentando nosso tempo de voo de duas horas e meia para cinco horas. Então é um marco no sistema de aviação na área de segurança que nos dá um braço de operação maior por todo o estado”, explicou o delegado.
Foto: Divulgação
energia Silves Eneva amazonas manaus complexo termelétrico Azulão manaus show guto lima amazonas berg guerra luh bacelar amazonas show manaus manaus Instituto Amazônia Equatorial amazonas dentista protese dentária manaus saude Taty Suky proposta evento estratégia treinamento manaus icaro gaspar manaus prova oportunidade idaam colégio militar concurso amazonas rio grande do sul estudante amazonas manaus academia de belas artes festival literario de manaus luso sporting clube amazonas manaus flim manaus opera nas escolas festival amazonas de opera amazonas cultura