A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (28) que começará a usar um novo termo, “mpox” (do inglês, “monkeypox”), como sinônimo da varíola dos macacos e insistiu para que todos sigam o exemplo, após receber reclamações de que o nome atual da doença é racista e estigmatizante.
“Ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto ‘monkeypox’ é eliminado”, disse a organização global de saúde.
A OMS lançou um processo de consulta pública para encontrar um novo nome para a doença no início deste ano.
Uma das propostas mais populares foi “mpox” ou “Mpox”, apresentada pela organização de saúde masculina RÉZO, entre outras.
Seu diretor disse na época que a remoção da referência a macacos ajudou as pessoas a levar a sério a emergência de saúde.
A varíola dos macacos, descoberta em 1958 e batizada por conta do primeiro animal a apresentar sintomas, se espalhou principalmente em um grupo de países da África Ocidental e Central até este ano. Agora, 110 países relataram cerca de 80 mil casos confirmados e 55 mortes, segundo dados da OMS.
Foto: Reprodução
Fonte: Com informações do R7
amazonas livro literatura ditadura manaus manaus shopping amazonas praça de alimentação Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 circuito galinha pintadinha amazonas manaus amazonas cinema manaus exibição teatro gebes medeiros amazonas manaus toadas cultura festa homenagem Ancestrais Dia das Mães Quilombo de Serpa Espetáculo cartas caruanas manaus amazonas oficina sociedade fundação atlas da Amazônia manaus amazonas internacional conclave cardeais amazonas policia militar policial manaus investigação