A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para aumentar em 1/3 a pena imposta a quem praticar o crime de aliciamento de crianças e adolescentes por meio de aplicativos de comunicação via internet. Com a mudança, a pena de reclusão passará a ser de 4 anos a 8 anos e multa.
A relatora, deputada Dulce Miranda (MDB-TO), apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 2857/19, da deputada Shéridan (PSDB-RR). O projeto original previa o aumento de pena apenas para crimes praticados contra crianças.
“Impõe-se a modificação do tipo penal para que sejam abrangidas também as hipóteses em que a vítima seja adolescente, posto que ambos são merecedores de proteção especial”, explicou.
A autora do projeto argumenta que, ao proporcionarem uma nova forma de interação entre pessoas, os meios digitais vêm também sendo usados para a prática de crimes.
Foto: @rawpixel.com / freepik
celulares saúde mental internet adolescente brasil operação manaus amazonas investigação policia civil amazonas manaus abertura de empresa empresa governo empreendedorismo cultura negócios festival de parintins vendas parintins amazonas certidão de nascimento manaus amazonas comunidade samu manaus corpo de bombeiros parto manaus fora da copa arena da amazonia manaus copa do mundo feminina amazonas manaus leilão policia civil oportunidade manaus compras dia das mães amazonas mercado presentes amazonas manaus carrossel da saudade largo de são sebastião