A campanha “Novembro Azul” realiza uma ação de promoção à saúde do homem neste sábado (26), das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento. A ação acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona Centro-Sul. Os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, além do CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Serão ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; consultas com enfermeiro e clínico geral, avaliação odontológica, exame de pele e vacinação. As ações educativas no local irão abordar temas como tabagismo, alcoolismo e orientação de fatores de risco de doenças para o sexo masculino, como câncer de próstata.
O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, conta que a estratégia da campanha neste ano, para estimular que os homens busquem serviços de saúde com mais frequência, foi realizar um “Dia D” em cada sábado de novembro. Nos sábados anteriores, a ação passou pelas zonas Norte, Leste e Oeste.
“Além dos sábados, os serviços foram intensificados na rotina das unidades, nos dias úteis, para que pudéssemos alcançar um grande número de usuários. Neste mês, nossos profissionais realizaram uma série de atividades para sensibilizar os homens sobre os serviços que eles podem acessar na saúde básica do município, e incentivando que eles venham sempre, durante o ano inteiro”, disse Meirivaldo.
Fotos: Elienai Emanuel / Semsa
oficinas COP30 ativismo climático Jovens da Amazônia educomunicação idosos euler ribeiro conversa roda de conversa primeiros socorros emocionais manaus amazonas saúde workspace atrações programação sou manaus show ingresso programação passo a paço aves premiação manaus amazonas livro desenvolvimento regional escola técnica de Silves formação compromisso primeira turma educação Eneva mostra águas de manaus sebastião manaus amazonas teatro amazonas turismo Museu do Seringal programação cultura manaus amazonas música festival do beiradão cultura manaus youtuber show manaus amazonas Raphael Ghanem