Arte milenar, passada de geração em geração, a pintura corporal com grafismos étnicos aplicados por Thaís Kokama, chamou a atenção de quem esteve no estande da Prefeitura de Manaus, no 2º Festival Amazonas de Turismo, que iniciou nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV).
Com o objetivo de promover o turismo cultural de nossa cidade, o estande de 18 metros quadrados, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está apresentando os principais roteiros turísticos da cidade; a diversidade gastronômica; os megaeventos que compõem o calendário festivo da cidade e, principalmente, nossa ancestralidade.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, é obrigação do gestor garantir que a diversidade étnica seja preservada e repassada às gerações futuras.
“Nossa história cultural é muito rica e os povos originários são guardiões dos saberes e fazeres que nos trouxeram até aqui. Ficamos honrados quando Thaís disse sim ao nosso convite. Suas pinturas trazem mais que simbologias: carregam afeto, resistência e alimento para a alma”, concluiu Alonso Oliveira.
O diretor-presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, destacou que o evento coroa um ano de grandes feitos no turismo do estado do Amazonas.
"Esse ano expandimos a malha aérea interna, reduzimos o ICMS da gasolina da aviação e estamos realizando obras de infraestrutura importantes para o turismo do estado", pontuou Sampaio.
A segunda edição do Festival Amazonas de Turismo segue até às 21h deste sábado, 26/11. A entrada é gratuita e a pintura corporal é um presente da Manauscult para quem visitar o estande da prefeitura no local.
“Nós somos força e resistência. E cada pintura que a gente faz, tem um significado. E é muito importante saber o significado desse presente”, comentou Thaís Kokama, artista e professora indígena.
Encantada com o significado do grafismo que escolheu, a estudante do curso de turismo, Luana Souza, 19 anos, ressaltou a importância da realização de mais eventos que proporcionem experiências culturais.
“Eu acho que isso aqui pode ser uma forma de valorização da nossa cultura e da cultura indígena também. E que as pessoas deveriam vir aqui, para poder prestigiar tudo isso. Por que é muito bom, é muito bom mergulhar em toda a nossa cultura. Eu recomendo”, avaliou Luana.
Também participaram da abertura, os prefeitos dos municípios de Novo Airão, Frederico Júnior; e Rio Preto da Eva, Anderson Souza; o deputado estadual Tony Medeiros; e representantes de entidades e associações ligadas ao turismo e cultura.
Foto - Oliveira Jr. / Manauscult
treinamento evento icaro gaspar manaus estratégia proposta amazonas oportunidade prova colégio militar idaam manaus concurso academia de belas artes amazonas estudante rio grande do sul manaus amazonas manaus flim festival literario de manaus luso sporting clube opera nas escolas manaus cultura festival amazonas de opera amazonas amazonas amazônia golf resort leilão edital manaus educação alunos enem estudo idaam manaus halloween manaus amazonas dia das bruxas caça aos doces manaus dj raidi rebello millenium shopping amazonas show flashback Voo Livre amazonas programação manaus História