Dois Projetos de Lei que tratam de alterações no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foram debatidos e aprovados, na manhã desta sexta-feira (25), pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
As proposituras tratam da criação da Vara de Inquéritos Policiais no poder judiciário e, ainda, da alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores e Serventuário, em tabela referente ao cargo de auxiliar judiciário. Ambas proposituras seguem para as comissões de Assuntos Econômicos e de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos.
De acordo com ofício enviado pelo TJAM para a Aleam, a nova vara proposta terá poder de apreciação e decisão sobre os pedidos formulados pela autoridade policial judiciária, pelo Ministério Público e indiciado, desde os atos preparatórios para a instauração dos Inquéritos Policiais até a conclusão. O documento esclarece, ainda, que a competência da vara exaure assim que a denúncia for oferecida ao MP e que não é competência da Vara deliberar sobre concessão de medidas protetivas. Outras especificações são elencadas no documento, que agora segue para outras comissões. O outro projeto referente ao TJAM, aprova nova tabela sobre as remunerações em diferentes classes e níveis do auxiliar judiciário.
Outros 38 PLs estavam na pauta da reunião da CCJR dessa manhã de sexta-feira. Três deles foram retirados de pauta e outros três tiveram pedidos de vista solicitados. Essa foi a primeira reunião virtual da comissão após as eleições. De acordo com o deputado estadual Delegado Péricles (PL), a comissão teve ano de intensa produção, sem açodamento e sempre pontuando e dando urgência a questões de extrema importância para a população.
"Na próxima semana mais projetos devem ser discutidos em nova reunião para que sigamos no ritmo de trabalho adotado durante todo o ano. Estou contente com os resultados e qualidade que temos apresentado, sempre ponderando para que proposituras cheguem ao cidadão com caráter cada vez mais efetivo. Hoje foram quarenta projetos debatidos, algumas observações pontuadas e pedidos de vistas feitos. Isso é o aprimoramento do Legislativo, sempre assegurando a constitucionalidade do que vai tramitar na Casa", concluiu o parlamentar.
queda de avião sobreviventes resgate acidente aereo bolivia emprego oportunidade projeto mais médicos brasil Cursinho popular inscrição programa do MEC educação manaus atropelamento tragédia amazonas acidente terapya amazonas show cultura manaus henry freitas criança perdida humaita amazonas resgate manaus Fernando Collor Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes brasil creme dental brasil saúde pasta de dente colgate anvisa livro cultura manaus Tasselo Brelaz O Profissional do Momento amazonas galeria cidade aberta parintins manaus amazonas projeto