Com o objetivo de chamar a atenção para o enfrentamento à violência doméstica, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta sexta-feira (25), a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A programação vai até o dia 7 de dezembro e prevê várias atividades de conscientização envolvendo toda a rede de proteção atuante no Amazonas.
A abertura da campanha contou com blitz de conscientização na bola do Eldorado, bairro Parque 10, zona centro-sul, com distribuição de material gráfico com os contatos da rede de proteção à mulher. Na avenida Torquato Tapajós, o Ônibus da Mulher contou com serviços especializados da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O titular da Sejusc, secretário Emerson Lima, reforça a importância da data para a luta das mulheres. Ele adianta que as equipes devem levar ações de conscientização a mercados, feiras, bares, restaurantes, além de rodas de conversa e atendimentos por meio do Ônibus da Mulher.
A secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maricília Costa, ressaltou que a campanha traz um tema que deve ser reforçado continuamente na sociedade atual para a conscientização de todos.
“Hoje nós abrimos a campanha ‘16 Dias de Ativismo’ e iremos bater muito nessa tecla. Nós temos que estar sempre protegendo nossas mulheres contra a violência doméstica, então durante o mês estaremos em diversas ações para que mais mulheres possam saber dos serviços que o Estado oferece”, pontua a secretária.
Ativismo
No dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, data estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, no ano de 1981.
A data é uma homenagem às irmãs Birabal que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leónidas Trujillo, em 25 de novembro de 1960. As três foram assassinadas por serem ativistas e lutarem por seus direitos.
Cartilha da Mulher
Em agosto deste ano, a Sejusc lançou a Cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que tem o intuito de informar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no estado do Amazonas, bem como a sociedade de modo geral. O documento está disponível no site da Sejusc (www.sejusc.am.gov.br).
FOTOS: Vitor Lima/Sejusc
criança perdida humaita resgate manaus amazonas Alexandre de Moraes brasil Fernando Collor Supremo Tribunal Federal pasta de dente brasil saúde colgate anvisa creme dental amazonas manaus O Profissional do Momento Tasselo Brelaz livro cultura parintins amazonas galeria cidade aberta manaus projeto amazonas exibição de carro manaus carro manaus diecast amazonas manaus amazonas filarmonica música dia do jazz recuperafone coletivo mais seguro manaus amazonas identidade amazonas manaus documentos cin registro mpam investigação manaus Ponte Rio Negro