Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), quando presidiu a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Casa, identificou a necessidade de garantir maior proteção aos motociclistas e ciclistas. Diante disso, apresentou à Prefeitura Municipal de Manaus o requerimento nº 4938/2019 com o intuito de criar uma área reservada exclusiva de espera para motociclistas e ciclistas.
Denominadas bolsões (ou box), as áreas que funcionam como uma faixa de retenção próximo aos semáforos e delimitam um espaço de espera a esses condutores foram colocadas em prática pelo Executivo Municipal desde julho e vem sendo ampliada desde então.
“Fico feliz de ver que uma indicação nossa vem sendo tão bem aproveitada pelo município. Com o passar do tempo, os condutores têm se adaptado e respeitado esses espaços de espera, que também tem contribuído para melhor ordenar o nosso trânsito. Agradeço à Prefeitura de Manaus por colocar essa medida em prática e por vir ampliando esse projeto para diversas áreas da cidade”, falou.
Acidentes de trânsito
Com a meta de reduzir em 50% as ocorrências de trânsito até 2028, o Amazonas passou a integrar, desde agosto deste ano, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O Pnatrans foi criado em 2018, em alinhamento com a Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de engajar todos os estados a criar Grupos de Trabalhos regionais para desenvolver estudos, pesquisas e ações que visem a redução de acidente e mortes no trânsito.
Foto: Divulgação
manaus amazonas ditadura literatura livro manaus amazonas shopping praça de alimentação Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 circuito galinha pintadinha amazonas manaus cinema exibição teatro gebes medeiros amazonas manaus cultura amazonas manaus toadas festa Dia das Mães Quilombo de Serpa Ancestrais homenagem Espetáculo amazonas cartas caruanas oficina manaus manaus sociedade amazonas fundação atlas da Amazônia cardeais internacional conclave policial manaus policia militar amazonas investigação