A Carreta da Defensoria finalizou o mutirão de atendimento em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) com mais de 700 atendimentos realizados em quatro dias. “Um saldo extremamente positivo”, avaliou o coordenador da Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano. Esta foi a primeira ação da carreta no interior do Amazonas.
A unidade móvel da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) iniciou os atendimentos na segunda-feira (21/11), no estacionamento da unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Iranduba. Desde o primeiro dia, a população compareceu em peso, com média de 150 senhas distribuídas diariamente. A equipe de 13 pessoas se dividiu em nove guichês de atendimento.
A maioria dos casos foi relacionada a ação de alimentos (pensão alimentícia) e divórcio. “Sempre que a gente faz mutirões de atendimento em Iranduba, vem bastante gente. Apesar do acesso facilitado à capital, a demanda aqui é muito grande”, avalia Danilo.
De chapéu de couro e roupa social, Juvenal Antonio da Silva, 95, chegou cedo para garantir atendimento. “Ele veio corrigir o nome no registro, que está Juvenal Antunes em vez de Juvenal Antonio. Aí aproveitei e trouxe minha mãe para dar entrada na segunda via de registro dela, que é antigo”, explicou a filha Cleonice da Silva.
Ter o nome corrigido no registro após 95 anos de espera é motivo de alegria para o idoso. “É para aproveitar o restinho da idade, né? Enquanto estou vivo, a esperança tá boa!”, brincou Juvenal, que, após receber o documento novo, promete oficializar a união com Celestina da Silva, após 67 anos de convivência.
Quem perdeu o atendimento da carreta pode contar com a Defensoria de Iranduba, que inaugurou nesta semana e inicia o atendimento permanente na cidade no dia 29 de novembro. A nova unidade fica no prédio do PAC (Centro Comercial Rio Negro Center), na estrada de Iranduba.
A unidade conta com dois defensores públicos, dois analistas, um técnico administrativo e três estagiários de Direito. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A partir de dezembro, o atendimento também poderá ser feito a distância, por meio do WhatsApp (92) 98559-1599.
FOTOS: José Augusto Souza/DPE-AM
humaita criança perdida amazonas manaus resgate brasil Fernando Collor Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes brasil anvisa creme dental saúde colgate pasta de dente manaus cultura amazonas Tasselo Brelaz O Profissional do Momento livro parintins projeto galeria cidade aberta manaus amazonas manaus diecast carro manaus amazonas exibição de carro amazonas dia do jazz manaus amazonas filarmonica música recuperafone amazonas coletivo mais seguro manaus registro manaus amazonas cin documentos identidade mpam Ponte Rio Negro investigação manaus