O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta os condutores que tiveram a Carteira de Habilitação (CNH) vencida nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mas que não renovaram o documento por conta da pandemia de Covid-19, que o prazo para efetuar o procedimento termina na quarta-feira (30). Cerca de 27 mil pessoas ainda não renovaram a habilitação no estado.
O Detran Amazonas também informa que, em dezembro, finda o prazo para a renovação de habilitações vencidas em março e abril. Quase 24 mil condutores estão nessa situação.
A prorrogação do prazo de renovação da CNH foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em janeiro deste ano e também engloba o documento vencido nos demais meses deste ano.
Por exemplo, CNHs vencidas em maio podem ser renovadas até janeiro de 2023. As vencidas em junho, até fevereiro do ano que vem, e assim sucessivamente, até agosto de 2023, quando podem ser renovadas as habilitações vencidas em dezembro deste ano.
Multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com CNH vencida é considerado infração gravíssima e enseja multa de R$ 293,47.
A renovação de CNH pode ser iniciada pelo site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) e concluída presencialmente, após a realização de exames médicos e captura de imagem e biometria.
FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM
estratégia treinamento manaus proposta evento icaro gaspar manaus idaam amazonas concurso colégio militar prova oportunidade rio grande do sul amazonas manaus estudante academia de belas artes festival literario de manaus amazonas flim luso sporting clube manaus manaus cultura amazonas opera nas escolas festival amazonas de opera edital amazônia golf resort amazonas manaus leilão enem manaus idaam estudo educação alunos caça aos doces manaus dia das bruxas amazonas halloween flashback show amazonas millenium shopping dj raidi rebello manaus História amazonas programação manaus Voo Livre