O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta os condutores que tiveram a Carteira de Habilitação (CNH) vencida nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mas que não renovaram o documento por conta da pandemia de Covid-19, que o prazo para efetuar o procedimento termina na quarta-feira (30). Cerca de 27 mil pessoas ainda não renovaram a habilitação no estado.
O Detran Amazonas também informa que, em dezembro, finda o prazo para a renovação de habilitações vencidas em março e abril. Quase 24 mil condutores estão nessa situação.
A prorrogação do prazo de renovação da CNH foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em janeiro deste ano e também engloba o documento vencido nos demais meses deste ano.
Por exemplo, CNHs vencidas em maio podem ser renovadas até janeiro de 2023. As vencidas em junho, até fevereiro do ano que vem, e assim sucessivamente, até agosto de 2023, quando podem ser renovadas as habilitações vencidas em dezembro deste ano.
Multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com CNH vencida é considerado infração gravíssima e enseja multa de R$ 293,47.
A renovação de CNH pode ser iniciada pelo site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) e concluída presencialmente, após a realização de exames médicos e captura de imagem e biometria.
FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM
bairros de manaus manaus aguas de manaus manutenção festival de teatro da amazonia amazonas manaus atelie 23 gastronomia show di ferrero manaus zona food amazonas manaus ubs importunação sexual amazonas ofensa ao pudor fas fundação amazonia sustentavel manaus ecobags amazonas defesa civil do amazonas aplicativo defesa civil alerta manaus amazonas amazonas NRF 2026 empresários manaus manaus musica amazonas ufam joão gustavo kienen série amazonas orquestra barroca manaus música teatros de manaus teatro amazonas manaus teatros amazonas