Com o objetivo de conscientizar para a importância do combate e para a prevenção da corrupção, a Corregedoria da Suframa promove o evento “Atuação Correcional no Combate à Corrupção”. O encontro ocorrerá no auditório da Autarquia, na manhã da quinta-feira (1º/12), em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
Na programação do evento, que é gratuito, estão previstas três palestras. A primeira será ministrada pela corregedora da Suframa, Priscila Krys Resende; a segunda pelo representante da Corregedoria da secretaria da Receita Federal do Brasil e autor da obra "Anotações sobre Processo Administrativo Disciplinar", Marcos Salles Teixeira; e a terceira pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Alípio Reis Firmo Filho.
As inscrições, para posterior recebimento de certificação, podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/atuacao-correcional-no-combate-a-corrupcao.
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destaca que eventos como esses estimulam a adoção de boas práticas de combate à corrupção e difundem orientações que podem ajudar os servidores a tomarem as melhores decisões para o bem público.
Nações Unidas
O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro de cada ano. Nesta data, em 2003, foi assinada por 140 países a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México – hoje, 187 Estados são partes e estão buscando adaptar suas legislações às orientações do acordo internacional. A ideia central é fortalecer a cooperação para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
A convenção é composta por 71 artigos, divididos em oito capítulos. Os mais importantes estão reunidos em quatro capítulos e tratam dos seguintes temas: prevenção, penalização, recuperação de ativos e cooperação internacional. São esses capítulos que requerem adaptações legislativas ou ações concomitantes à aplicação da convenção a cada país.
Segundo estimativa da ONU, divulgada em 2019, anualmente US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são roubados devido à corrupção, um valor que corresponde a mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
inscrição manaus a mazonas Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro academia da cerveja amazonas manaus Escola Superior de Cerveja e Malte pagode samba manaus salgadinho amazonas show cultura figa Feira Internacional de Gastronomia Amazônica gastronomia manaus Tierry Bora BB amazonas show competição game Expo Favela Innovation 2025 games cultura show arraiá da cia Athletica manaus amazonas cultura comida tipica pé na areia manaus amazonas Felipe Amorim show Encontro K-Pop Manaus amazonas kpop cover kpop manaus amazonas manaus Amazonas Green Jazz Festival