Com o objetivo de conscientizar para a importância do combate e para a prevenção da corrupção, a Corregedoria da Suframa promove o evento “Atuação Correcional no Combate à Corrupção”. O encontro ocorrerá no auditório da Autarquia, na manhã da quinta-feira (1º/12), em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
Na programação do evento, que é gratuito, estão previstas três palestras. A primeira será ministrada pela corregedora da Suframa, Priscila Krys Resende; a segunda pelo representante da Corregedoria da secretaria da Receita Federal do Brasil e autor da obra "Anotações sobre Processo Administrativo Disciplinar", Marcos Salles Teixeira; e a terceira pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Alípio Reis Firmo Filho.
As inscrições, para posterior recebimento de certificação, podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/atuacao-correcional-no-combate-a-corrupcao.
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destaca que eventos como esses estimulam a adoção de boas práticas de combate à corrupção e difundem orientações que podem ajudar os servidores a tomarem as melhores decisões para o bem público.
Nações Unidas
O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro de cada ano. Nesta data, em 2003, foi assinada por 140 países a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México – hoje, 187 Estados são partes e estão buscando adaptar suas legislações às orientações do acordo internacional. A ideia central é fortalecer a cooperação para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
A convenção é composta por 71 artigos, divididos em oito capítulos. Os mais importantes estão reunidos em quatro capítulos e tratam dos seguintes temas: prevenção, penalização, recuperação de ativos e cooperação internacional. São esses capítulos que requerem adaptações legislativas ou ações concomitantes à aplicação da convenção a cada país.
Segundo estimativa da ONU, divulgada em 2019, anualmente US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são roubados devido à corrupção, um valor que corresponde a mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
amazonas salário minimo manaus brasil regras reajuste brasil aposentadoria manaus inss mudanças amazonas Manaus ritmo dennys salvador música carnaval amazonas movimento por cristo projeto amazonas manaus Encontro Manauara de Marketing Digital manaus amazonas camila pudim marketing manaus ravi amazonas nomes manaus amazonas produção produção ferveion ingressos manaus hpv amazonas vacina programação manaus cultura show mirante lucia almeida amazonas sergipe amazonas maranhão ceará emprego oportunidade Eneva amazonas roraima manaus